Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Se você está pensando em parar de fumar, uma nova revisão aponta três métodos principais que podem ajudar:
- Vareniclina: Um medicamento prescrito que bloqueia a nicotina, disponível sob as marcas Chantix e Champix.
- Citisina: Um composto vegetal vendido como suplemento de venda livre no Canadá e na Europa.
- Cigarros eletrônicos com nicotina.
“Parar de fumar é difícil, e algumas pessoas enfrentam mais dificuldades do que outras. No entanto, o tabaco é extremamente letal entre os produtos de consumo legais, então é importante buscar ajuda para parar de fumar”, afirmou Jonathan Livingstone-Banks, principal pesquisador e professor de saúde baseada em evidências na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
“Existem várias formas eficazes de apoio para parar de fumar, e a citisina, a vareniclina e os cigarros eletrônicos são métodos baseados em evidências que aumentam significativamente as chances de sucesso”, acrescentou Livingstone-Banks.
Essas estratégias são mais eficazes quando combinadas com terapia ou outro tipo de apoio comportamental, de acordo com os pesquisadores.
“Entre os apoios comportamentais, as evidências são mais sólidas para a orientação e para os programas que recompensam as pessoas por parar de fumar”, destacou Jamie Hartmann-Boyce, professor assistente de política e gestão de saúde na Faculdade de Saúde Pública e Ciências da Saúde Amherst da Universidade de Massachusetts.
O bupropiona e a terapia de substituição de nicotina também são eficazes, especialmente quando os adesivos de nicotina são combinados com formas de ação rápida, como chicletes, segundo os pesquisadores. O novo estudo foi publicado na edição de 4 de setembro da revista Addiction.
“Para as pessoas que fumam cigarros, a melhor coisa que podem fazer pela sua saúde é parar de fumar”, declarou Hartmann-Boyce em um comunicado de imprensa da UMass. “No entanto, muitas pessoas acham isso difícil. Felizmente, há evidências sólidas que apoiam o uso de várias formas diferentes para parar de fumar.”
Para a nova revisão, os pesquisadores analisaram dados de 2023, provenientes de 319 estudos com mais de 157 mil participantes. Adicionalmente, foram considerados outros 75 ensaios clínicos focados em vareniclina e citisina. “Nossa equipe continuará revisando as evidências sobre as melhores formas de ajudar as pessoas a parar de fumar, pois sabemos o quão vital isso é para os fumantes e para a saúde pública”, disse Hartmann-Boyce.
Fonte: Universidade de Massachusetts Amherst, comunicado de imprensa, 4 de setembro de 2024