Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), enviou nesta quinta-feira (16), recomendações para a mineradora Vale, mantenha a população de Barão de Cocais e região, informada sobre riscos de um possível rompimento da Barragem Sul Superior.
A recomendação do MP, foi expedida após o órgão obter documentos da própria Vale, que confirmam o risco caso continue a movimentação acelerada no talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco. De acordo com a empresa, a barragem poderia se romper entre os dias 19 e 25 de maio.
De acordo com a Defesa Civil do estado, a estrutura se desloca aproximadamente quatro centímetros por dia. A Vale confirmou a informação.
A barragem tem estrutura parecida com a de Brumadinho, que se rompeu em 25 de janeiro. No local, 240 morreram e 32 ainda estão desaparecidas.
Apoio
O MP instruiu, ainda, que a mineradora forneça auxílio logístico, psicológico, além de bebida e água potável para as pessoas que possam ser atingidas. A empresa ainda deverá manter um posto de atendimento 24 horas dos centros das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo.
Tamanho do estrago
A Defesa Civil afirmou na última quarta-feira (15), caso haja o deslocamento da barragem, não é possível prever a força e a quantidade de materiais que seriam levados para dentro da cava, que fica na parte posterior da Barragem Sul Superior.