Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou nesta quinta-feira (23) que irá fazer a liberação de mais de 850 bolsas de pós-graduação para pesquisadores interessados em desenvolver produtos e soluções relacionados à pandemias. A iniciativa é a segunda etapa do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias e Epidemias, inaugurado em abril de 2020, e que ofertou 1.750 vagas para cursos de pós-graduação por meio de edital.
Das 850 vagas disponíveis, 300 serão destinadas às áreas de ciências exatas, engenharia, tecnologias e cursos multidisciplinares.
Cerca de 550 bolsas remanescentes terão como destino apoiar pesquisas em fármacos, telemedicina e análise de dados médicos. E fazem parte da segunda etapa planejada pela Capes que já possui dois editais publicados. O primeiro processo seletivo busca pesquisadores na área de fármacos e imunologia. O segundo busca soluções inovadoras em telemedicina e análise computacional de dados médicos
O programa vai investir R$ 200 milhões em 2.600 bolsas e em até 87 projetos de pesquisa de combate à doenças infecciosas que afetam o Brasil há anos, tendo retorno real para a sociedade. Algo que era aplicado massivamente em área de humanas.