Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Inundações repentinas e um deslizamento de terra no centro do Quênia mataram pelo menos 45 pessoas e feriram mais de 110 nesta segunda-feira (29). As informações foram divulgadas pelo governo queniano.s enchentes destruíram casas e carros na cidade de Mai Mahiu, localizada no condado de Nakuru.
A polícia queniana inicialmente atribuiu a inundação ao rompimento de uma barragem, mas o Ministério das Águas do Quênia disse mais tarde que a inundação foi causada pelo bloqueio de um túnel fluvial sob um aterro ferroviário com detritos.
“A água (eventualmente) varreu a linha férrea e começou a mover-se rio abaixo com uma velocidade e velocidade muito elevadas, causando destruição de propriedades e perda de vidas”, disse o ministério queniano. Dois residentes locais confirmaram o relato do ministério das águas.
“Embora 45 corpos já tenham sido recuperados no caminho das enchentes e do deslizamento de terra, a busca, o resgate e a recuperação estão em andamento”, disse o ministro do Interior do Quênia, Kithure Kindiki, em um comunicado.
As imagens que repercutem nas redes sociais mostraram uma grande parte da ferrovia, aterro e árvores derrubadas colina abaixo.
Horas depois de a chuva ter cessado e as águas das enchentes terem começado a baixar, os moradores locais retiraram motocicletas e pertences domésticos da lama.
As mortes elevaram para mais de 140 o número total de mortes no Quênia devido às fortes chuvas e inundações desde o mês passado. Mais de 185 mil pessoas foram deslocadas.
Só na capital, Nairobi, perto de 10 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas, disse o presidente William Ruto à agência de notícias Reuters em entrevista, descrevendo todas as pessoas afectadas como vítimas das alterações climáticas.
ASSISTA:
UPDATE On Mai Mahiu Floods: "42 bodies so far retrieved, 5 vehicles trapped in the mud but bodies have been retrieved, more bodies still trapped in the mud to be removed," Naivasha police boss Stephen Kirui says
Over 100 victims were rushed to both Mai Mahiu and Naivasha… pic.twitter.com/NcbSYS12pd
— The Eastleigh Voice (@Eastleighvoice) April 29, 2024