Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira, os principais líderes políticos britânicos, o trabalhista Keir Starmer e o conservador Rishi Sunak, participaram das eleições gerais que ocorrem no Reino Unido, em um dia marcado pela tranquilidade, com leve sol e uma forte participação logo pela manhã.
Cerca de 46 milhões de britânicos estão convocados a votar para compor a Câmara dos Comuns, que possui 650 assentos, pelo sistema majoritário uninominal. A votação começou às 06:00 GMT e continuará até às 21:00 GMT.
De acordo com as pesquisas, o Partido Trabalhista de Starmer é o favorito para vencer estas eleições, o que poderia encerrar um período de 14 anos de governos conservadores.
A expectativa é que a maioria dos resultados seja conhecida a partir das 03:00 hora local (02:00 GMT), quando se terá um panorama claro sobre quem alcançará os 326 assentos necessários para formar o governo.
Segundo uma pesquisa de boca de urna da BBC, ITV e Sky, os trabalhistas estariam à frente nas eleições gerais com uma maioria de 170 deputados.
Se os prognósticos se confirmarem, Sir Keir Starmer se tornará Primeiro Ministro com 410 deputados trabalhistas, próximo ao total de Tony Blair em 1997.
Estima-se que os conservadores caiam para 131 deputados, seu número mais baixo na história do pós-guerra.
Os Liberal-Democratas ficariam em terceiro lugar com 61 deputados.
O Partido Nacional Escocês perderia 10 deputados e o Reform UK obteria 13, de acordo com as pesquisas de boca de urna.
O Partido Verde da Inglaterra e País de Gales dobraria seu número de deputados, chegando a dois, enquanto o Plaid Cymru alcançaria quatro. Outros partidos conquistariam 19 assentos.
A pesquisa de boca de urna, supervisionada por Sir John Curtice e uma equipe de estatísticos, baseia-se em dados de eleitores de cerca de 130 colégios eleitorais da Inglaterra, Escócia e País de Gales, excluindo a Irlanda do Norte.
Nas últimas cinco eleições gerais, a pesquisa de boca de urna teve uma precisão entre 1,5 e 7,5 assentos.
Na Bolsa de Valores de Londres, as ações apresentaram ganhos generalizados, com aumento de 0,86% no índice FTSE-100, atingindo 8.241,26 pontos, e 0,39% no FTSE-250, que alcançou 20.610,34 pontos.
As empresas que se destacaram no dia foram a Smith & Nephew, com alta de 6,87%, seguida pelo grupo Bunzl, com ganhos de 2,90%, e o banco Barclays, que fechou com acréscimo de 2,84%.
Por outro lado, as ações da Next, com queda de 1,91%, e do Spirax-Sarco Engineering, com perdas de 1,75%, figuraram entre os desempenhos negativos do dia, juntamente com a Croda International, que registrou declínio de 1,34%.