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A manhã desta segunda-feira (28) começou com transtornos para milhares de passageiros da Zona Norte de São Paulo devido a uma paralisação inesperada de funcionários na garagem da Viação Sambaíba, localizada no Tremembé. Os ônibus que deveriam iniciar a operação por volta das 3h50 não deixaram a garagem, provocando longas filas e aglomerações em diversos bairros da região.
Ao menos 39 linhas da empresa foram afetadas pela paralisação no início da manhã, deixando muitos usuários do transporte público sem opções para se deslocar. Segundo informações da TV Globo, o motivo da paralisação dos funcionários seria a falta de pagamento de horas extras por parte da empresa.
No Terminal do Metrô Santana, um dos principais pontos de conexão da região, foram registradas filas enormes de passageiros à espera dos ônibus da Sambaíba, evidenciando o impacto da paralisação na rotina da população.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans emitiram uma nota informando que a operação de ônibus na garagem do Tremembé começou a ser normalizada com a liberação da frota a partir das 5h45. No entanto, o transtorno já havia se instalado para muitos trabalhadores e estudantes que dependem do transporte público logo cedo.
A pasta também comunicou que a concessionária Sambaíba será autuada pela interrupção da saída dos ônibus em uma de suas garagens. Além disso, a SPTrans informou que registrará um boletim de ocorrência contra a companhia.
“É lamentável que a população seja prejudicada, sem a prestação de serviço essencial, e sem qualquer aviso prévio. Os ônibus alocados nesta garagem, localizada na Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, atendem 39 linhas de ônibus que operam na região Norte da cidade”, lamentou a secretaria em nota.
Por sua vez, a Viação Sambaíba, também por meio de nota, afirmou ter sido pega de surpresa com a paralisação. “Fomos surpreendidos com a situação que ocorreu nesta manhã e afirmamos que este movimento foi uma ação unilateral de um dos diretores do sindicato Antonio Barbosa de Jesus (Xarope), sem envolvimento direto do Sindicato dos Trabalhadores”, declarou a empresa.
A Sambaíba acrescentou que as “atividades já estão normalizadas mantendo o nosso compromisso com os clientes e com a cidade de São Paulo na prestação dos nossos serviços sempre com atenção, excelência e segurança”. Apesar da normalização da operação, o impacto da paralisação no início da manhã gerou forte reclamação entre os passageiros da Zona Norte.
