Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O montanhista e fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, está desaparecido desde o último domingo (1º) após tentar escalar o Nevado Artesonraju, montanha de 6.025 metros localizada na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru. Ele fazia parte de um grupo com outros dois montanhistas peruanos — Homer Efraín Pretel Alonzo, de 34 anos, e Jesús Manuel Picón Huerta, de 31 —, todos alunos do curso de formação de guias do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM).
O trio iniciou a escalada na quinta-feira (29) e deveria ter retornado no domingo, mas não houve mais contato com os três desde então. Com o desaparecimento, as autoridades acionaram os protocolos de resgate. Segundo Beto Pinto Toledo, presidente da Associação de Guias de Montanhas do Peru (AGMP), até agora apenas as barracas do grupo foram localizadas.
As buscas foram intensificadas na região com o apoio de montanhistas experientes, uso de drones e o deslocamento de uma equipe especializada de salvamento, em coordenação com a Polícia de Alta Montanha. A associação também solicitou ao Governo Central e ao Ministério do Interior o envio de um helicóptero para alcançar as áreas de acesso mais difícil.
Edson Vandeira é natural de Campo Grande (MS) e iniciou sua trajetória no montanhismo aos 19 anos, em 2008. Considerado experiente, já liderou expedições nos Andes e no Himalaia, além de ter participado de nove missões na Antártida. Atualmente, vive no Peru, onde se dedica à fotografia de aventura e está em formação para se tornar guia internacional. Vandeira também atua como fotógrafo para veículos como a National Geographic e o History Channel.
