Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um fisiculturista japonês afirma ser um “verdadeiro mestre” e ter “dobrado” sua vida dormindo apenas meia hora por noite durante uma década.
Daisuke Hori, de 40 anos, diz que treinou seu corpo e mente para funcionar normalmente e não sentir cansaço, visando entre 30 a 45 minutos de sono a cada noite.
Hori conta com a atividade física e a cafeína para se manter acordado e alerta durante seu dia de 23,5 horas.
“Desde que você faça esportes ou beba café uma hora antes de comer, pode evitar a sonolência”, disse ele, segundo o South China Morning Post.
Hori, que vive na província de Hyogo, a noroeste de Osaka, começou a reduzir seu sono diário há 12 anos para ganhar mais horas ativas por dia.
A técnica de Hori é baseada na qualidade em vez da quantidade de sono.
“Pessoas que precisam de foco sustentado em seu trabalho se beneficiam mais de um sono de alta qualidade do que de um sono longo. Por exemplo, médicos e bombeiros têm períodos de descanso mais curtos, mas mantêm alta eficiência”, disse ele.
Hori, um empresário, recentemente competiu no concurso “Best Body Japan”, que apresenta homens e mulheres competindo para exibir o físico atlético ideal.
Um dia típico para o pai casado de uma criança foi capturado pela “Yomiuri TV” do Japão, quando Hori foi apresentado no reality show “Você vai comigo?”, que capturou a vida de Hori ao longo de três dias de filmagem.
Em um dia, Hori dormiu por 26 minutos, acordando naturalmente, refrescado e cheio de energia, de acordo com o SCMP.
Ele tomou café da manhã e foi para o trabalho, enquanto também gravou um treino.
Hori fundou a Associação de Treinamento de Sono Curto do Japão em 2016, onde ele supostamente ensinou mais de 2.100 pessoas a se tornarem ultra-sono-curtas.
Uma de suas alunas disse que começou a reduzir o sono há quatro anos e passou de oito horas diárias para apenas 90 minutos, enquanto sua pele e saúde mental estão em “ótima condição”.
Para adultos alcançarem “saúde ótima”, os Institutos Nacionais de Saúde recomendam sete ou mais horas de sono por noite regularmente, pois “resultados adversos para a saúde”, incluindo ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, derrame e depressão, foram observados em adultos que dormem menos de 7 horas diariamente.
Outra pesquisa realizada no Hospital Fuwai em Pequim descobriu que dormir até mais tarde nos fins de semana pode aumentar o risco de doenças cardíacas em até 20%.
“O sono compensatório suficiente está ligado a um risco menor de doença cardíaca”, escreveu o coautor do estudo, Yanjun Song. “A associação se torna ainda mais pronunciada entre indivíduos que regularmente experimentam sono insuficiente durante a semana.”
A equipe de Song analisou dados de sono de 90.900 residentes do Reino Unido. Quase 22% — cerca de 19.800 participantes — foram categorizados como privados de sono porque dormiam menos de sete horas por noite em média.
O estilo de sono extremo de Hori dividiu a internet, pois alguns críticos elogiaram a dedicação do modelo de fitness, enquanto outros estão preocupados com seu bem-estar.
“Ele é um verdadeiro mestre da gestão do tempo. Eu também quero aprender a dormir menos e trabalhar mais eficientemente”, escreveu uma pessoa de acordo com o veículo.
“Isso é gastar a vida adiantado! Mesmo que o cérebro possa ficar acordado, o coração não conseguirá lidar com isso”, acrescentou outro.
Bryan Johnson, de 47 anos, disse que gasta cerca de US$ 2 milhões para bio-hackear seu corpo e recuperar sua juventude.
Em 2023, o desenvolvedor de software afirmou que tem o coração de um homem de 37 anos, a pele de um de 28 anos e a capacidade pulmonar e a forma física de um de 18 anos.
A rotina de Johnson inclui um horário de despertar às 5 da manhã, um regime de exercícios de uma hora, quatro a cinco horas de “pensamento concentrado”, 111 suplementos, uma dieta vegana de 2.250 calorias, transfusões de sangue e testes de saúde diários, bem como uma rotina rígida de sono à noite, onde ele está ligado a uma máquina que conta suas ereções noturnas.