Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morreu nesta terça-feira (6) após o helicóptero em que viajava, junto com outras três pessoas, cair no lago Ranco, na região de Los Ríos, no centro do país andino. Piñera estava de férias no local, já que possui sua terceira casa de veraneio na área de Bahía Coique do lago Ranco. Além disso, costumava se deslocar frequentemente em seu helicóptero particular e gostava de pilotá-lo pessoalmente. De acordo com os primeiros relatos, o clima na região estava chuvoso e com pouca visibilidade.
Piñera exerceu o cargo de presidente do Chile por dois mandatos, o primeiro deles entre 2010 e 2014; e anos mais tarde, entre 2018 e 2022, sendo sucedido pelo atual presidente do país, Gabriel Boric.
“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do ex-presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echenique. Durante a tarde desta terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, o ex-presidente sofreu um acidente aéreo na Região de Los Ríos. Informações sobre seus funerais serão divulgadas oportunamente. Agradecemos as manifestações massivas de carinho e preocupação que recebemos durante estas horas amargas”, afirmou o escritório do ex-chefe de Estado em comunicado.
A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, anunciou que o governo de Gabriel Boric declara luto nacional e antecipou que haverá um funeral de Estado: “Terá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece. O presidente Boric instruiu que seja realizado um funeral de Estado e que seja declarado luto nacional”. “Queremos, em primeiro lugar, expressar nossa consternação por esta tragédia, enviar nosso abraço solidário às famílias do ex-presidente, a todos os seus próximos, mas também a todos os chilenos, porque Sebastián Piñera Echenique foi presidente democrático do Chile em duas ocasiões e terá, consequentemente, todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece. O presidente Piñera nos governou, e o lembraremos, pela maneira como deu e dedicou sua vida ao serviço público”, acrescentou.