Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Sebastián Piñera morreu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero no Lago Ranco, no sul do Chile, onde outras três pessoas estavam a bordo e conseguiram sobreviver.
Segundo relatos da imprensa local, o ex-presidente estava pilotando o aparelho, ficou preso pelo cinto de segurança e afundou no lago, de onde os serviços de segurança e emergência retiraram seu corpo.
A autópsia do ex-presidente será realizada em Valdivia, cidade para onde seu corpo foi levado pelo Serviço Médico Legal.
Um vídeo do Canal 13 do Chile mostra o encerramento das operações de resgate dos restos mortais do ex-chefe de Estado nas proximidades do Lago Ranco. As imagens mostram membros da Marinha e Carabineros transportando os restos mortais de Piñera após o resgate.
Ainda na tarde desta terça-feira, a Promotoria de Los Ríos iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias da tragédia.
O próprio Piñera era quem pilotava o helicóptero, voltando da casa de seu amigo empresário José Cox. Com ele estavam a bordo Magdalena, sua irmã, e o empresário Ignacio Guerrero e seu filho, que conseguiram sair da aeronave e chegar à margem do lago Ranco nadando.
Os sobreviventes, todos fora de perigo, foram levados de volta à casa de Cox, que soube do ocorrido naquele momento.
O capitão dos bombeiros que trabalhava no local, Ricardo González, acrescentou em conversa com o Canal 13 que “a aeronave capotou no lago Ranco a uma distância aproximada da margem de cerca de 300 metros” e, após alguns momentos de trabalho na área, “foi possível identificar o ponto exato” do acidente, onde “foi feito um ancoradouro e, posteriormente, a uma profundidade de 28 metros, o corpo foi retirado para a superfície e entregue ao pessoal da Marinha”.
Do escritório do ex-presidente confirmaram pouco depois do acidente a morte de Piñera com um comunicado.
“Com profundo pesar comunicamos o falecimento do ex-presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echenique. Durante a tarde desta terça-feira, 06 de fevereiro de 2024, o ex-presidente sofreu um acidente aéreo na região de Los Ríos. Em breve serão fornecidas informações sobre seu funeral. Agradecemos as massivas demonstrações de carinho e preocupação que recebemos durante estas amargas horas”, diz o texto.
Por sua vez, a ministra do Interior, Carolina Tohá, informou que o presidente Gabriel Boric definiu declarar luto nacional e confirmou que haverá um funeral de Estado para homenagear o falecido ex-presidente.