Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (22), o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, por “improbidade administrativa”.
Weintraub é acusado de “agir contra princípios da administração pública como moralidade, honestidade e lealdade às instituições”. Estão na investigação as falas dele a respeito das universidades brasileiras.
Em 2019, o ex-ministro disse existir plantações extensivas de maconha nas instituições de ensino superior públicas, “a ponto de precisar de borrifador de agrotóxico”. As declarações foram proferidas em entrevista concedida ao Jornal da Cidade Online.
O MPF afirma que Weintraub se baseou em casos isolados de consumo de drogas nas universidades federais para fazer “suposição genérica”.
“As declarações de um ministro de Estado possuem peso relevante, já que se presume que a mais alta autoridade nacional na área [educação] tenha conhecimento e suficiência de informações sobre os assuntos que coordena”, diz a procuradora Luciana Loureiro Oliveira.
A ação foi enviada à 3ª Vara Federal do Distrito Federal, a quem cabe decidir se o ex-ministro será réu.