Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Política

Janaina Paschoal cobra esclarecimentos do governo de SP sobre morte de adolescente após tomar vacina da Pfizer

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]
👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) protocolou um pedido de informações junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e solicita esclarecimentos a respeito da investigação sobre a causa da morte de uma adolescente de 16 anos, residente em São Bernardo do Campo (SP), oito dias após tomar a 1ª dose da vacina Pfizer.

O requerimento de informação 975/2021 foi publicado no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (22).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde do estado informou que análises técnicas concluíram que a vacina não foi a causa provável do óbito da adolescente que no dia 2 de setembro, sofreu um choque cardiogênico e enfarte agudo do miocárdio.

A causa provável, disse a pasta, foi uma doença autoimune rara e grave denominada Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT). No entanto, a mãe da jovem afirma que a filha nunca teve qualquer doença preexistente ou autoimune e que ela passava por exames de rotina anualmente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mãe ainda alega que somente nesta segunda-feira (20) teve acesso ao laudo médico da adolescente, mesmo solicitando o documento ao hospital desde a data de óbito da jovem.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo teve acesso ao laudo com antecedência. A partir daí, o órgão informou que 70 profissionais reunidos pela Coordenadoria de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) concluíram não ser possível atribuir diretamente o óbito à vacinação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A PTT é uma doença rara e grave, normalmente sem uma causa desencadeante conhecida. Apesar da relação temporal com a vacinação, não há como atribuir relação causal entre PTT e a vacina covid-19 de RNAm”, cita o relatório do grupo.

“Pelas razões explicitadas acima, não é possível atribuir diretamente a doença e óbito à vacinação. Tal caso não pode ser usado como sinal de segurança, muito menos ser justificativa para alterar a estratégia de vacinação de adolescentes sem comorbidades”, diz trecho do documento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Anvisa afirmou que, após reunião de representantes da entidade com membros da pasta de Saúde paulista na segunda-feira (20), considerou “consistentes e bem documentados” os dados apresentados pelo grupo de especialistas.

Mesmo assim, a agência decidiu reportar o caso para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No requerimento protocolado por Janaina Paschoal, a deputada faz 11 questionamentos que, segundo ela, não foram esclarecidos no relatório do grupo de especialistas convocado pelo governo paulista.

Para a parlamentar, na justificativa do pedido, foram publicados poucos detalhes, “sendo necessário, portanto, compreender exatamente como os profissionais chegaram ao entendimento de que a morte da adolescente não teve como causa a vacina e sim a doença autoimune Púrpura Trombótica Trombocitopênica”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No documento, Janaina narra casos pontuais de efeitos colaterais graves em adolescentes após a vacinação contra a Covid-19 em países como Itália e Inglaterra e cita uma publicação do governo do Reino Unido, de 15 de setembro, na qual foram elencados efeitos colaterais comuns em jovens com menos de 18 anos após receberem a segunda dose da vacina.

Na publicação inserida por Paschoal, o governo britânico orienta que se busque atendimento médico com urgência no caso dos seguintes sintomas: dor no peito, falta de ar e sensação de aceleração dos batimentos cardíacos, palpitação ou batimentos fortes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Percebe-se que, diversamente do que vem ocorrendo no Brasil, em outros países, mesmo quando não se conclui pela conexão direta entre a vacina e os resultados mais graves, toma-se o cuidado de se considerar a hipótese e adotar protocolos para o surgimento de sintomas mais significativos”, cita trecho do requerimento.

“No que tange à morte havida em São Bernardo do Campo, rapidamente as autoridades buscaram afastar o nexo de causalidade entre a vacina e o óbito, sem estabelecer qualquer orientação às famílias, efeitos correlatos ocorram”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao jornal Gazeta do Povo, a deputada estadual declarou que faltam esclarecimentos quanto à investigação, pelo governo paulista, das causas relacionadas ao óbito da jovem.

“Chamou a minha atenção a pressa em divulgar a ausência de qualquer conexão entre a vacina e a morte, sem que nenhum detalhe tenha sido trazido a público”, disse Janaína em entrevista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela reconhece que exames e perícias, ainda que realizadas por juntas de profissionais, nem sempre conseguem emitir um diagnóstico taxativo, porém alega que apesar de a pasta de Saúde do estado reconhecer que o resultado que consta no relatório não é categórico, anunciaram como se fosse.

Com isso, segundo ela, o governo estadual deixa de alertar a população sobre possíveis efeitos que poderiam ensejar uma busca de socorro mais imediata.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Há sites de agências reguladoras internacionais que já reconhecem a conexão, por exemplo, com miocardite, bem como sintomas como falta de ar, disparo do coração, dor no peito. Nesses casos, eles alertam que é um quadro de gravidade diferenciada e que o socorro precisa ser buscado imediatamente”, disse Janaina.

“Na medida em que o governo de São Paulo e as autoridades em geral são negacionistas com relação a esses efeitos, corre-se o risco de situações como essa se repetirem e as famílias não buscarem ajuda”, afirma.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Rússia dispara míssil intercontinental contra Ucrânia pela 1ª vez na guerra

Mundo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Kremlin afirmou nesta...

plasma plasma

Saúde

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Entre janeiro e outubro...

Economia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A demanda por crédito...

Bolsonaro: “Lula está fodendo a gente. Taxou até roupinha da China e agora quer taxar o Pix” Bolsonaro: “Lula está fodendo a gente. Taxou até roupinha da China e agora quer taxar o Pix”

Política

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Em entrevista à revista...

Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros

Economia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Caixa Econômica Federal...

Queimadas em áreas indígenas cresceram 80% em 2024 Queimadas em áreas indígenas cresceram 80% em 2024

Justiça

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O ministro do Supremo...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Delação de Gritzbach aponta envolvimento do PCC em agenciamento de jogadores de futebol; confira os times citados

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Polícia Militar e...

São Paulo continua com 23 mil imóveis sem energia após chuva moderada São Paulo continua com 23 mil imóveis sem energia após chuva moderada

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Instituto Nacional de...

Bolsa Família Bolsa Família

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Caixa Econômica Federal...

tarcísio e bolsonaro tarcísio e bolsonaro

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O governador de São...

coach dos bitcoins coach dos bitcoins

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp] A 6ª Vara...

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Tribunal de Justiça...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit