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O governo Biden pediu ao governo do primeiro-ministro Justin Trudeau na quinta-feira (10) que use seus poderes federais para acabar com o bloqueio de caminhões pelos canadenses que protestam contra as restrições do Covid-19 no país, enquanto a manifestação forçava as fábricas de automóveis em ambos os lados da fronteira a encerrar ou reduzir a produção.
Pelo quarto dia consecutivo, dezenas de caminhoneiros do ‘Comboio da Liberdade’ bloquearam a Ambassador Bridge que liga Windsor, Ontário, a Detroit, nos Estados Unidos interrompendo o fluxo de autopeças e outros produtos entre os dois países.
A Casa Branca disse que o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, conversaram com seus colegas canadenses e pediram que ajudassem a resolver o impasse.
O ministro federal da Segurança Pública, Marco Mendicino, disse que reforços da Polícia Montada Real Canadense estão sendo enviados para Windsor, Ottawa e Coutts, Alberta, onde outro bloqueio de fronteira está acontecendo.
Trudeau fez uma reunião virtual com líderes da oposição do Canadá na quinta-feira e disse que conversou com o prefeito de Windsor. Ele disse que está causando danos reais aos trabalhadores e economias em ambos os lados da fronteira.
Enquanto isso, o primeiro-ministro conservador de Ontário, Doug Ford, decidiu cortar o financiamento dos protestos ao pedir com sucesso a um tribunal que congelasse milhões de dólares em doações ao comboio por meio do site de financiamento coletivo GiveSendGo. Ford chamou os protestos de ocupação.
Autoridades canadenses já conseguiram que o GoFundMe cortasse o financiamento depois que os organizadores do protesto usaram o site para arrecadar cerca de CA$ 10 milhões (US$ 7,8 milhões). O GoFundMe determinou que o esforço de arrecadação de fundos violava os termos de serviço do site devido a atividade ilegal.
Com o aumento da pressão política e econômica, o prefeito de Windsor, Drew Dilkens, anunciou que a cidade buscará uma liminar judicial para acabar com a ocupação.
“O dano econômico não é sustentável e deve acabar”, disse ele.
Nos EUA, as autoridades se prepararam para a possibilidade de protestos semelhantes em caminhões inspirados pelos canadenses, e autoridades em Paris e na Bélgica proibiram bloqueios de estradas para evitar interrupções também.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse em um boletim para as agências policiais locais e estaduais que recebeu relatos de que os caminhoneiros planejam “potencialmente bloquear estradas nas principais cidades metropolitanas” em um protesto contra os mandatos de vacinas e outras questões.
A agência disse que o comboio pode começar no sul da Califórnia já neste fim de semana, possivelmente interrompendo o tráfego ao redor do Super Bowl, e chegar a Washington em março a tempo para o discurso do Estado da União, de acordo com uma cópia do boletim de terça-feira obtido pela Associated Press
A Casa Branca disse que o departamento está “enviando pessoal adicional” para o Super Bowl, apenas por precaução.
A proibição de bloqueios de estradas na Europa e a ameaça de prisão e multas pesadas também foram motivadas por conversas online de grupos pedindo aos motoristas que convergissem para Paris e Bruxelas nos próximos dias.
A Ambassador Bridge é a passagem de fronteira EUA-Canadá mais movimentada, transportando 25% de todo o comércio entre os dois países, e os efeitos do bloqueio foram sentidos rapidamente.
A Ford disse que sua fábrica de motores Windsor reabriu na quinta-feira depois de ser fechada na quarta-feira por falta de peças. Mas a fábrica e a montadora da empresa em Oakville, Ontário, perto de Toronto, estavam operando com capacidade reduzida, disse a montadora.