Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um consórcio internacional de cientistas divulgou na manhã desta quinta-feira (12) a primeira foto do buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Astrônomos acreditam que a maioria das galáxias tenha um buraco negro supermassivo em seu centro.
A imagem do Sagitarrius A* (Sgr A*), um buraco negro supermassivo a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, é mais um importante marco para a história da ciência e a descoberta foi encabeçada pelo Event Horizon Telescope, uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.
“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.
Os resultados da equipe do EHT estão sendo publicados hoje na revista científica The Astrophysical Journal Letters.
O “avanço histórico” oferece uma visão sem precedentes do objeto extremo que impulsiona a evolução de nossa galáxia e pode fornecer novas pistas sobre a física que coordena o universo.
A luz não pode escapar de um buraco negro, mas o plasma quente girando em torno dele emite ondas de rádio curtas que os radiotelescópios podem captar. Na imagem, esse gás mostra a silhueta do próprio buraco negro.