Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Após duas explosões registradas na noite de quarta-feira (13) nos arredores da Praça dos Três Poderes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu todas as atividades legislativas e administrativas da Casa até as 12h de quinta-feira (14). A medida foi adotada em decorrência da explosão de um carro a poucos metros do Anexo IV da Câmara, e outra próxima ao Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou na localização de um corpo.
Em ofício assinado na mesma noite, Lira destacou a “necessidade de garantir a segurança de parlamentares, servidores, colaboradores e visitantes, bem como a integridade do patrimônio público”. Ele também solicitou uma investigação detalhada pela Polícia Legislativa para apurar as circunstâncias e responsabilidades dos incidentes, além de uma avaliação completa dos danos causados.
“Os setores responsáveis devem agir com máxima urgência para restabelecer a segurança e a funcionalidade das instalações”, afirmou Lira. A Câmara também determinará medidas para proteger o ambiente institucional e garantir a continuidade das atividades legislativas de forma segura.
O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, também anunciou a suspensão do expediente em seus prédios até o meio-dia desta quinta-feira (14). A Corte informou que será realizada uma varredura completa nos edifícios do tribunal durante a madrugada e a manhã para verificar a presença de artefatos explosivos, com a situação sendo reavaliada ao longo do dia.