Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro do STF Marco Aurélio Mello disse hoje que houve censura de seu colega de bancada no supremo, Alexandre de Moraes, em determinar a remoção da reportagem “O amigo do amigo do meu pai” da revista digital “Crusoé” e do site “O antagonista”, que menciona o presidente da corte, o ministro Dias Toffoli.
Marco Aurélio cita “retrocesso em termos democráticos” na decisão de Moraes “Isso, pra mim, é inconcebível (a remoção do conteúdo dos sites jornalísticos). Prevalece a liberdade de expressão, para mim é censura”, disse Marco Aurélio em entrevista ao Estadão.
A decisão de Alexandre de Moraes de remover o conteúdo da “Crusoé” e do “O Antagonista” foi reprovada pela cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR). Pelo menos três ministros do STF também criticaram reservadamente a decisão do ministro por avaliar que o entendimento de Moraes contraria entendimentos recentes do tribunal sobre a liberdade de imprensa e abre margem para excessos.
Perguntado se o plenário do STF poderia derrubar a decisão de Moraes, Marco Aurélio disse: “Não sei, cada qual tem a sua concepção sobre o Estado democrático de direito. A minha é sólida e sempre procedi assim.”