Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Justiça Estadual do Rio de Janeiro envie cópia do inquérito sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco à Procuradoria-Geral da República (PGR), que vê a possibilidade de pedir a federalização das investigações.
A decisão foi tomada hoje (30), pelo ministro do STJ Raul Araújo, que reverte o entendimento anterior da Justiça Estadual.
No mês passado a 28ª Vara Criminal do Rio proferiu uma decisão rejeitando o pedido de compartilhamento dos autos do caso Marielle com a PGR, dizendo que o caso está sob “segredo de Justiça” O Ministério Público estadual, que não é subordinado à PGR se posicionou contrário ao compartilhamento.
Em outubro, a PGR pediu que a Polícia Federal abrisse um inquérito sobre suspeitas de obstrução nas investigações do caso, conduzido pela Polícia Civil do Rio.
Em relatório de 600 páginas, a PF apontou que houve uma tentativa criminosa de desvio no foco das investigações, conduzida pelo PM Rodrigo Jorge Ferreira, conhecido como Ferreirinha, além de outros personagens que podem estar envolvidos no crime. A PGR não teve acesso a esse inquérito e ás provas produzidas. Assim ficou impossibilitada de analisar a federalização da investigação.
