Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O nível do Guaíba, que transbordou e inundou Porto Alegre nos últimos dias, apresentou uma leve queda na tarde deste sábado (11), chegando a 4,57 metros, segundo medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) às 14h15. No entanto, especialistas alertam para a possibilidade de um novo aumento, caso as chuvas previstas para o final de semana se confirmem.
Dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) indicam que o nível do lago subiu 10 centímetros entre 8h e 9h deste sábado, indo de 4,6 metros para 4,7 metros no cais Mauá. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 38,3 milímetros de chuva sobre Porto Alegre nas últimas 24 horas.
As fortes chuvas e inundações que assolavam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já causaram 136 mortes, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado. O número de desaparecidos chegou a 125 e o de feridos a 756.
A situação ainda é crítica, com 441,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, 71,3 mil estão em abrigos e 339,9 mil desalojadas (na casa de parentes ou amigos). Ao todo, 444 dos 497 municípios gaúchos relataram problemas decorrentes da chuva, afetando cerca de 1,95 milhão de pessoas.