Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Após uma terça-feira marcada por recordes de frio em várias capitais, o tempo deve começar a se estabilizar nesta quarta-feira (14), com tendência de aquecimento gradual, segundo previsões meteorológicas.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a quarta-feira será um dia de transição, encerrando um período de temperaturas rigorosamente baixas. “A manhã ainda será fria, mas à tarde já deve começar a esquentar”, afirma.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que São Paulo pode registrar um novo recorde de frio, com previsão de mínima de 5°C. Outras capitais, como Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, também podem alcançar temperaturas mínimas inéditas para o ano.
A partir de quinta-feira (15), as temperaturas tendem a subir no Centro-Sul, com máximas acima dos 30°C esperadas para o fim de semana.
Nas regiões Sul e Sudeste, a madrugada e a manhã desta quarta ainda devem ser marcadas por geadas. A faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná será a mais afetada, com temperaturas entre 0°C e 3°C, trazendo riscos à agricultura. Já no oeste dessas regiões, as mínimas devem ficar em torno de 3°C, com menor risco para as plantações.
A geada, fenômeno causado pela combinação de baixas temperaturas e alta umidade, pode ocorrer também no sul de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
A onda de frio, impulsionada por um ciclone extratropical, fez com que quatro capitais registrassem na terça-feira as menores temperaturas do ano: Curitiba (1,3°C), Florianópolis (5,5°C), Goiânia (6,2°C) e Rio de Janeiro (8,3°C). Na capital fluminense, essa foi a madrugada mais fria em 13 anos, com a possibilidade de um novo recorde nesta quarta.
Em São Paulo, a madrugada de domingo (11) foi a mais fria desde 2022, com 7°C. Na terça-feira (13), a temperatura subiu levemente, registrando 8,2°C.