Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A forte chuva que atingiu São Paulo e a região do ABC Paulista na tarde desta segunda-feira (31) causou alagamentos e transtornos para a população. Registros mostram granizo em algumas áreas e uma estação de trem completamente alagada.
Santo André foi um dos municípios mais afetados, levando à suspensão da circulação de trens entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para alagamentos em toda a capital paulista às 15h35. Todas as regiões da cidade, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, foram afetadas pela forte precipitação.
Regiões mais afetadas
Imagens de radar meteorológico indicam que as zonas Sul e Leste foram as mais atingidas, com destaque para as subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro. Além da intensa chuva, houve registro de rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.
Durante o temporal, os ventos chegaram a 34,5 km/h na Subprefeitura da Lapa, na Zona Oeste, às 13h30. Outras regiões também foram afetadas, com rajadas de 31,8 km/h na Subprefeitura de Santana, na Zona Norte, e 24,4 km/h na Subprefeitura do Campo Limpo, na Zona Sul.
Previsão para os próximos dias
De acordo com meteorologistas do CGE, a primeira semana de abril deve ter tempo abafado com pancadas de chuva no final das tardes. Na terça-feira (01), os termômetros devem variar entre 20°C e 29°C, com previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento no final do dia.
Na quarta-feira (02), a temperatura permanece elevada, oscilando entre 20°C e 29°C, com condição de novas pancadas de chuva durante a tarde e a noite, o que aumenta o risco de novos alagamentos e queda de árvores.
Orientações de segurança
As autoridades recomendam que a população evite transitar em ruas alagadas e se mantenha em locais seguros. Também é aconselhável evitar proximidade com redes elétricas e árvores durante o temporal.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o SAMU, pelo 192. Para informações sobre vias bloqueadas, o contato pode ser feito com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou pelo site oficial.
