Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um astronauta canadense e três veteranos da NASA, incluindo uma das astronautas mais experientes do mundo, voarão ao redor da Lua no próximo ano na primeira viagem pilotada além da órbita da Terra desde o fim do programa Apollo, 50 anos atrás, anunciou a agência espacial nesta segunda-feira (3).
Reid Wiseman, Christina Koch e Victor Glover, da NASA, se juntarão ao novato canadense Jeremy Hansen a bordo de uma cápsula da tripulação Orion para a segunda luta do programa Artemis, a primeira levando uma tripulação com destino à lua. A missão Artemis II destina-se a preparar o caminho para o primeiro pouso na lua – Artemis III – no período de 2025-26.
Wiseman, Koch e Glover são todos veteranos de estadias de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional, enquanto Hansen fará seu primeiro voo espacial.
“Faz mais de meio século desde que os astronautas viajaram para a lua. Bem, pessoal, isso está prestes a mudar. A missão à lua lançará quatro pioneiros, mas levará mais do que astronautas – Artemis II levará as esperanças de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, antes de apresentar a tripulação.
O capitão da Marinha Wiseman, 47, viúvo e pai de dois filhos, é um piloto veterano do F/A-18F Super Hornet com mestrado em engenharia de sistemas. Ele foi lançado a bordo de uma espaçonave russa Soyuz em 2014 e passou 165 dias a bordo da estação espacial, depois atuou como astronauta-chefe após seu retorno à Terra.
Koch, 44, tem mestrado em engenharia elétrica e experiência em pesquisa na Antártica. Ela também se lançou a bordo de uma Soyuz e passou quase um ano inteiro a bordo do laboratório em 2019-20, aventurando-se ao ar livre em seis caminhadas espaciais, incluindo três excursões exclusivamente femininas. Com 42 horas e 15 minutos de EVA, ela ocupa o terceiro lugar na lista das astronautas mais experientes.
Glover, 46, é um capitão da Marinha, pai de quatro filhos e um de apenas meia dúzia de afro-americanos no corpo de astronautas da NASA. Ele partiu para a estação a bordo da primeira missão operacional SpaceX Crew Dragon em 2021-22, registrando 168 dias em órbita. Glover é um piloto de testes veterano com mais de 3.000 horas de voo e mais de 400 pousos em porta-aviões.
Hansen, um coronel de 47 anos das forças armadas canadenses e pai de três filhos, é um veterano piloto de caça F-18. Ele será o nono canadense a voar no espaço e o primeiro a se aventurar além da órbita terrestre.
Um assento canadense na missão histórica reconhece o desenvolvimento do Canadá do braço robótico que foi fundamental para a montagem da Estação Espacial Internacional e o desenvolvimento contínuo de outro braço para o posto avançado da órbita lunar Gateway da NASA.
No total, a expedição Artemis inclui quatro missões, cada uma custando cerca de US$ 4,1 bilhões. O projeto custará até US$ 93 bilhões até 2025, de acordo com uma auditoria do Escritório do Inspetor Geral da NASA.
O Artemis III planeja enviar quatro astronautas à lua em 2025, enquanto o Artemis IV planeja ser o segundo pouso lunar em 2027.
Este será o primeiro conjunto de missões que a NASA usou para enviar uma tripulação à Lua desde a missão Apollo 17 em dezembro de 1972, há mais de 50 anos.