Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta terça-feira (25), Mayra Pinheiro, médica e secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, presta depoimento na CPI da Covid. Pinheiro defende o uso da hidroxicloroquina/cloroquina como tratamento contra o novo coronavirus.
Ela é a oitava pessoa a depor na comissão, que entra na sua quarta semana de trabalhos. Mayra seria ouvida na semana passada, mas uma mudança ocorreu após o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ser suspenso e remarcado para a última quinta-feira (20).
Pedidos de mais informações sobre a compra e distribuição da cloroquina estão na lista de perguntas da esquerda, além de outros questionamentos: 1) por que a secretária estimulou o uso da terapêutica preventiva de modo a combater o colapso na saúde de Manaus; 2) quando o Palácio do Planalto foi informado sobre a ocorrência de falta de oxigênio na capital do Amazonas; 3) como funciona o aplicativo TrateCov e quais providências Pinheiro tomou após o ataque hacker à plataforma.
Por ora, a presidência da CPI não convocou nenhum governador ou prefeito, com a finalidade de se prestar esclarecimentos acerca de verbas voltadas à luta contra a covid-19, e que foram desviadas nos Estados e municípios. Conhecido como Covidão, o caso envolve dispensa de processo de licitação, compra superfaturada de produtos de saúde e equipamentos, como respiradores.