Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A economia brasileira registrou crescimento de 0,8% em setembro, em relação a agosto, conforme dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgados nesta quarta-feira (14). O IBC-Br, que funciona como uma prévia do PIB, indica uma retomada após o aumento de 0,2% observado na passagem de julho para agosto.
Os números são dessazonalizados, ou seja, ajustados para eliminar as variações típicas de determinados períodos do ano. Em comparação com setembro de 2023, o índice apontou alta de 5,1%.
Entre julho e setembro, o IBC-Br registrou crescimento de 1,1%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 4,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice avançou 3%, e, no ano de 2024, a alta chega a 3,3%.
O IBC-Br, que antecede os dados do PIB calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), monitora a atividade econômica mensal e é um indicador importante para prever possíveis pressões inflacionárias. O IBGE deve divulgar os números definitivos do PIB do terceiro trimestre em 3 de dezembro. No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação ao primeiro trimestre.