Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, recebeu nesta quinta-feira (15), da Câmara dos Deputados, o prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2022, na Categoria Governamental, pelo trabalho à frente do Tribunal nas Eleições 2022.
A homenagem foi entregue pelo vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ).
“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho da Justiça Eleitoral brasileira para o nosso país. Nós tivemos uma guerra de narrativas e a Justiça Eleitoral foi muito eficiente com as urnas eletrônicas, com o resultado das eleições e com a transparência do processo eleitoral”, ressaltou.
O parlamentar enfatizou que o prêmio é votado por um colegiado que escolheu o ministro em um reconhecimento “mais que devido”.
Também participaram da entrega, que ocorreu no gabinete da Presidência do TSE, os deputados federais Elias Vaz (PSB/GO), Léo de Brito (PT/AC), Hildo Rocha (MDB/MA), Lucas Vergílio (Solidariedade/GO) e Ivan Valente (PSOL/SP).
Os parlamentares citaram todo o esforço na fase de verificação das urnas para mostrar à sociedade a segurança do pleito.
O grupo afirmou que o prêmio reconhece principalmente a luta pela defesa do Estado Democrático de Direito.
O presidente do TSE agradeceu e ressaltou a importância de lembrar que as instituições estão funcionando normalmente, apesar dos ataques e tentativas de desacreditá-las. “As pessoas passam, mas as instituições permanecem. Por isso precisamos fortalecê-las e deixar um protocolo de atuação independente de quem esteja no comando das instituições”, enfatizou.
Entregue há 19 anos, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública é um reconhecimento e incentivo a pessoas e/ou entidades da sociedade civil, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque para a causa da transparência e/ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos.
*Com informações de TSE