Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Governo Lula (PT) publicou na manhã desta quinta-feira (22) a liberação de R$ 1,97 bilhão, por meio de uma medida provisória, para abater dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul (RS), afetados pelas fortes chuvas ocorridas entre abril e maio, consideradas as mais intensas da história do estado.
O montante será destinado a cobrir os descontos oferecidos pelos bancos em empréstimos contraídos antes da catástrofe, conforme informou o governo federal.
No final de julho, outra MP já havia autorizado instituições financeiras, cooperativas e bancos a concederem descontos nas parcelas de 2024, referentes a esses empréstimos, desde que os contratos tivessem sido firmados antes das chuvas.
O crédito extraordinário aberto pela nova medida provisória visa cobrir esses descontos, aliviando o impacto financeiro para os produtores que tiveram pelo menos 30% de suas safras perdidas em decorrência das chuvas.
Os produtores têm até o dia 10 de setembro para solicitar os descontos e renegociações junto às instituições financeiras, conforme estabelecido em decreto do Ministério da Agricultura, publicado neste mês.