Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A volta do horário de verão em novembro é dada como praticamente certa pelo Governo Lula (PT), que busca novas medidas para economizar energia. A informação é do site Poder360. Segundo auxiliares do presidente, a adoção da medida teria baixo impacto inflacionário e não causaria efeitos colaterais.
Na segunda-feira (30), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, para assegurar que a retomada do horário de verão não interferiria nas eleições, já que eventuais segundos turnos estão programados para o dia 27 de outubro.
Ao longo desta semana, Alexandre Silveira terá encontros com representantes de setores como aviação, comércio e indústria.
As companhias aéreas enfrentam desafios para ajustar suas operações, como a coordenação de escalas de voos e conexões, diante da possível mudança.
O governo pretende oficializar a medida na próxima semana, mas há preocupação com o impacto político da mudança, especialmente sobre candidatos aliados à gestão de Lula. Por isso, a possibilidade de adiamento do anúncio não está descartada.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão pode reduzir o consumo de energia durante o horário de pico, com uma economia estimada em R$ 400 milhões, além de contribuir positivamente para o crescimento do PIB.