Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na terça-feira (08), o Governo Lula enviou a segunda remessa de insumos estratégicos em saúde para o Líbano. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de São Paulo (SP), às 12h25 (horário de Brasília), transportando 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis.
A operação foi coordenada pelo Ministério da Saúde, em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores. Além dos insumos enviados, a aeronave também levou 7 toneladas de medicamentos arrecadados em uma iniciativa do Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro. O transporte da carga até a Base Aérea de São Paulo contou com o apoio do Ministério da Defesa.
A primeira doação do governo brasileiro ocorreu no domingo (6), logo após a chegada do primeiro grupo de brasileiros e seus familiares repatriados. Essa remessa incluía 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
Na manhã desta terça-feira, o segundo grupo de brasileiros e familiares resgatados do Líbano chegou ao Brasil. O avião da FAB aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h58, trazendo 227 passageiros, entre os quais 49 crianças, sete delas de colo, além de três animais domésticos.
Considerando o primeiro grupo de 229 resgatados que chegou ao Brasil no último domingo, a Operação Raízes do Cedro, realizada pelo Governo Federal, já contabiliza 456 pessoas e seis animais domésticos retirados do Líbano. Assim como no primeiro voo da operação, a prioridade continua sendo para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. A comunidade brasileira no Líbano é estimada em cerca de 20 mil pessoas, das quais cerca de três mil manifestaram interesse em retornar.