Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Eleitores que perderam ou esqueceram o título de eleitor poderão votar nas eleições municipais de 2024 utilizando qualquer documento oficial com foto para identificação. A 11 dias do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que os cidadãos aptos a votar podem se identificar junto aos mesários, mesmo sem o título em mãos.
É fundamental que todo eleitor apresente um documento oficial com foto ou o título de eleitor digital, disponível por meio do aplicativo e-Título, desde que a imagem esteja visível e o cadastro biométrico tenha sido realizado na Justiça Eleitoral.
Com 155 milhões de eleitores habilitados em 5.569 municípios, a votação escolherá os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
O primeiro e o segundo turnos ocorrerão nos dias 6 e 27 de outubro, respectivamente, com horário de votação das 8h às 17h, no horário de Brasília.
O TSE garante que o voto é assegurado para quem esquecer o título de eleitor na seção de votação. Para isso, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto ou o título digital, que só exibirá a foto se o cadastro biométrico tiver sido feito.
Quem optar por votar com o título físico também precisará apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral. Os documentos aceitos incluem: carteira de identidade (RG ou identidade social para pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e e-Título (com foto).
O TSE informa que todos esses documentos são válidos no dia da votação, mesmo que estejam fora da validade, desde que estejam legíveis. No entanto, certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas como forma de identificação, assim como a carteira de trabalho digital.
Por isso, é essencial que os eleitores se lembrem de levar um documento oficial com foto, legível, para comprovar sua identidade no dia da eleição.