Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo Biden vai retomar a construção do muro na fronteira com o México, à medida que a crise de imigração continua saindo de controle. A informação veiculada pela TV Americana, Fox News.
O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) reiniciará a construção em um trecho de 13,4 milhas da barragem no Vale do Rio Grande. A decisão segue alegadamente a pressão de residentes locais e políticos para consertar o aumento incessante de travessia.
Os reparos prioritários estão programados para começar em seis semanas para evitar inundações, seguidos pelo estabelecimento de uma parede de dique de concreto com barreiras de segurança em seis a nove meses. O USACE esclareceu que o muro não será ampliado e, por enquanto, apenas consertará o dique de enchente do Rio Grande.
“A construção do muro permanece interrompida até o limite permitido por lei. De acordo com o DHS, começamos um trabalho crítico para reparar a barragem de inundação do Vale do Rio Grande, que foi escavado para abrir caminho para o muro da fronteira. Este trabalho de remediação não envolverá a expansão da barreira da fronteira” USACE declarou no Twitter .
Uma das primeiras ordens executivas do presidente Biden, assim que assumiu o cargo, foi interromper imediatamente toda a construção do muro de fronteira. O aumento de migrantes só piorou, à medida que o número de travessias ilegais continua a disparar e as instalações de manutenção ameaçam a saúde pública no meio de uma pandemia.
De acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), houve um total de 178.622 encontros com migrantes em abril de 2021, marcando o maior total mensal em 20 anos.
O prefeito de Del Rio, Texas, Bruno Lozano, um democrata, disse à Fox que está preocupado com o agravamento da crise e o fracasso do governo em controlá-la.
“Eles ficam nos dizendo que a fronteira está sob controle e eu simplesmente não entendo como com um aumento de 392% somente neste ano fiscal”, disse ele. “No ano passado, tivemos 19.724 capturas neste momento. E agora estamos em 97.398. Eu simplesmente não entendo como isso está sob controle.”