Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Papa Francisco afirmou que deseja ser sepultado na basílica romana de Santa Maria Maggiore, ao invés das grutas do Vaticano como outros papas, para estar próximo do seu ícone favorito da Virgem. O Pontífice, que completará 87 anos no domingo, também mencionou que não pensou em renunciar este ano, apesar de enfrentar alguns problemas de saúde. Ele confirmou uma viagem à Bélgica no próximo ano e está considerando visitar a Polinésia e sua terra natal, Argentina.
“É verdade que todas as viagens estão sendo reconsideradas agora”, afirmou Francisco em uma entrevista à N+ da emissora mexicana Televisa. “Se estiverem próximas, podem ser realizadas. Se estiverem mais distantes, são reconsideradas. Existem limites.”
Esta foi a primeira entrevista de Francisco desde a recente crise de bronquite aguda, que o levou a cancelar uma viagem a Dubai este mês para participar na conferência da ONU sobre o clima. O Papa, que teve parte de um pulmão removido quando jovem, pareceu estar em boa forma e afirmou estar recuperado e se sentindo bem.
Apesar do cargo de Papa ser vitalício, Francisco reafirmou a possibilidade de renúncia, ressaltando a importância de se preparar para qualquer eventualidade. “Peço ao Senhor que diga ‘basta’ em algum momento, mas quando Ele quiser”, expressou.
Francisco já indicou que, se decidir se aposentar, gostaria de viver fora do Vaticano, em algum lugar de Roma, em uma residência para padres aposentados. Ele destaca seu papel como bispo de Roma e sua devoção especial a um ícone da Virgem Maria na Basílica de Santa Maria Maggiore, próxima à principal estação ferroviária de Roma.
Após cada viagem, o Papa visita a basílica para rezar diante da Salus populi Romani (Salvação do povo de Roma), uma pintura bizantina que retrata Maria envolta em um manto azul, segurando o menino Jesus, que por sua vez segura um livro dourado com joias. “É a minha grande devoção”, afirmou Francisco, acrescentando que já decidiu que deseja ser sepultado próximo à basílica: “O local já está preparado”.