domingo, 11 de abril de 2021

BR do Mar: Câmara aprova projeto do Governo Bolsonaro de incentivo à navegação de cabotagem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (7) o projeto de lei (PL) 4.199 de 2020, que define incentivos para a navegação de cabotagem – aquela que ocorre no litoral do país, sem cruzar fronteiras marítimas, exclusivamente com atracagem em portos nacionais.

A BR do Mar foi aprovada pelos parlamentares por 324 votos a favor e 114 votos contrários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

A proposta do Governo Bolsonaro libera progressivamente o uso de navios estrangeiros no País sem a obrigação de contratar a construção de unidades em estaleiros locais. Já a partir da publicação da futura lei, as empresas poderão alugar um navio vazio para uso na cabotagem.

O relator do PL Gurgel (PSL-RJ) incluiu um dispositivo para vedar expressamente a contratação de transporte terrestre, seja no trajeto até o porto ou do porto até o cliente final, por armadores marítimos ou por empresas de cabotagem, ou de navegação que pertençam ao mesmo grupo econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Entregue em agosto para o Congresso, o projeto tramitava em caráter de urgência e passou pelas comissões da Câmara antes da votação no plenário.

Na tribuna, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) afirmou que acredita que o “projeto BR do Mar traz inúmeras vantagens”.

BR do Mar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

O projeto usa quatro eixos fundamentais para incentivar a cabotagem: frota, indústria naval, custos e portos. Em relação às frotas, o programa estimula as empresas já existentes e dá mais autonomia a elas, além de desburocratizar o registro e o tráfego de embarcações. Para a indústria naval, o governo pretende estimular a docagem de embarcações internacionais no Brasil, o que aumentará o conhecimento em manutenção e a comercialização de peças e maquinário para navios, estimulando a escalonagem da indústria brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos