Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Xi Jinping Lula
Em janeiro, quando a China atrasou o envio de insumos para o Brasil para a produção de vacinas, os ex-presidentes Lula e Dilma enviaram uma carta ao ditador da China, Xi Jinping, para tentar a liberação do material para os insumos. A informação é do O Globo.
Na carta, Lula e Dilma elogiam a condução da pandemia no país e ataca o “negacionismo” e “incivilidade” do presidente Jair Bolsonaro.
“Consideramos oportuna essa mensagem, como forma de manifestar a nossa certeza de que a antiga e sólida amizade entre os nossos povos não será abalada pelo negacionismo, pela incivilidade e pelas grosserias proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e seu governo. A amizade e a parceria entre a China e o Brasil são inabaláveis, porque os governos passam, mas os laços que unem os povos são permanentes”, diz trecho.
No documento, Lula e Dilma também defenderam o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que já atacou o deputado federal Eduardo Bolsonaro e ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
“O embaixador da China no Brasil, seguidamente desafiado por provocações e manifestações desrespeitosas de nossos governantes, se esforça como pode para preservar as boas relações entre nossos países”.
Eles agradeceram também a parceria do laboratório Sinovac com o Instituto Butantan no desenvolvimento da CoronaVac no Brasil e o envio de insumos: “Em nome desta grande amizade que brilha em qualquer circunstância e que soubemos construir entre esses nossos dois países e nossos povos, não faltará ao Brasil insumos indispensáveis para dar continuidade à recém-iniciada produção de vacinas que salvem a vida do povo brasileiro”.
CONFIRA A CARTA: