Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma queixa-crime pedindo ao ministro Alexandre de Moraes que afaste Ricardo Salles do comando do Ministério do Meio Ambiente, depois da Operação Akuanduba da Polícia Federal (PF).
No documento, os deputados de esquerda alegam que Salles precisa ser impedido de “influenciar nas investigações, inclusive com constrangimentos de testemunhas e perseguição de servidores dos órgãos ambientais”.
Os parlamentares dizem também que o ministro do Meio Ambiente “vem sistematicamente atuando contra a ordem constitucional vigente, contra o marco legal de proteção ao meio ambiente e contra as instituições ambientais conquistadas pela sociedade brasileira nas últimas décadas”. E lembram a exoneração de Alexandre Saraiva da Superintendência da PF no Amazonas, depois que o delegado apresentou notícia-crime contra Salles por favorecer madereiros.
“A atuação do ministro do Meio Ambiente, na sequência dos acontecimentos, revela um total descolamento das atribuições do cargo que exerce, que deveria se pautar pela defesa do meio ambiente e pela fiscalização de atividades ilegais que resultam em dano ao patrimônio ambiental brasileiro. Ao contrário do que se esperava da atuação do ministro, ele vem atuando, segundo narrado na notícia crime citada, em defesa dos interesses dos madeireiros que realizaram as extrações ilegais e criminosas”.