Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (15), a CPI da Covid no Senado vota a convocação do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas. O pedido seria votado na sessão da quinta-feira passada (10), mas foi retirado de pauta e deve ser analisado hoje.
O pedido para retirar a convocação de Gabas na semana passada da pauta foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Ao todo, três requerimentos pedem para que ele seja ouvido: um do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), um do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e outro do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Os senadores apontam que, no ano passado, o Consórcio Nordeste, coordenado pelo ex-ministro petista, fez uma compra de ventiladores clínicos que é contestada por autoridades policiais.
O contrato foi orçado em R$ 48 milhões e previa a entrega de 300 ventiladores, que nunca foram efetivamente repassados à rede pública.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok e levou à prisão dos donos da empresa Hempcare, que venderam e não entregaram os produtos.
Segundo Humberto Costa, os recursos investidos não são federais e, portanto, fogem do escopo da CPI. Eduardo Girão defendeu o requerimento e afirmou que as investigações estão federalizadas, pois estariam no Superior Tribunal de Justiça (STJ).