Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para a África, onde vai participar da Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A viagem também inclui visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.
A 15ª Cúpula do Brics será a primeira a ser realizada de forma presencial desde o início da pandemia de Covid-19. Os chefes de governo dos países do bloco, vão estar presentes Lula, Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia). O presidente russo Vladimir Putin vai participar de forma remota, devido a um mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes na guerra com a Ucrânia.
Na pauta da Cúpula do Brics, está a ampliação do bloco econômico, medida que depende do aval de todos os membros. Lula também deve discutir cooperação entre o Brasil e os países do Brics, além de reforçar a liderança do Brasil no bloco.
Em seu perfil no Twitter, o petista disse encarar a viagem com “entusiasmo” e que espera “construir uma agenda de cooperação e solidariedade entre os países do Brics”.
“Hoje viajo para Joanesburgo, onde participo do 15º Encontro dos BRICS. Participei da criação desse importante bloco e volto para sua 15ª reunião entusiasmado com o potencial do Brasil no seu retorno ao cenário internacional. É fundamental a cooperação entre os países do Sul Global no enfrentamento das desigualdades, da crise climática e por um mundo mais equilibrado e justo. Bom domingo a todos”, escreveu Lula em rede social.