Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia medidas para implementar uma taxação sobre os super-ricos como contrapartida ao ajuste fiscal. Fontes próximas ao governo informaram ao portal G1 que a estratégia visa transmitir a “mensagem” de que todos os setores, dos mais privilegiados aos menos, precisarão contribuir com os cortes.
A medida de Lula é uma tentativa de suavizar o impacto dos cortes de gastos, previstos para serem anunciados ainda nesta semana e que podem afetar áreas sociais.
A taxação dos super-ricos é uma pauta defendida há tempos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e estará em discussão na reunião do G20, que será realizada neste fim de semana no Rio de Janeiro.
Lula pretende utilizar a proposta como um trunfo positivo no encontro, destacando-a como mecanismo de financiamento para combater a desigualdade e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Nesta quarta-feira (13), Fernando Haddad se reuniu com comandantes das Forças Armadas para tratar do apoio dos militares no ajuste fiscal, enquanto Lula encontrou-se com o ministro da Defesa para o mesmo fim. A previsão é de que o anúncio oficial sobre o ajuste fiscal ocorra na próxima semana.