Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou neste domingo (26) o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, realizado à margem da cúpula da ASEAN, na Malásia. A reunião de cerca de 45 minutos abordou o tarifaço imposto pelos EUA às exportações brasileiras e as sanções a autoridades nacionais, como a Lei Magnitsky.
Em publicação nas redes sociais, Motta escreveu:
“Quando líderes escolhem conversar, a História agradece”. Em outro post, acrescentou:
“Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos”.
O parlamentar destacou ainda a relevância do diálogo para grandes transformações históricas:
“Foi assim nas grandes viradas do mundo, sempre pela palavra, nunca pelo silêncio. A Câmara continua à disposição de nossa diplomacia, votando assuntos importantes sobre o tema e comprometida em servir ao país”.
Durante a reunião, o presidente Lula pediu a revogação do tarifaço e o fim das sanções aplicadas a autoridades brasileiras. Equipes designadas pelos dois líderes deram seguimento às negociações ainda no mesmo dia.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em coletiva de imprensa que o Brasil busca a suspensão temporária das tarifas enquanto os dois países avançam nas negociações.
Antes do encontro com Lula, Trump elogiou o Brasil e disse esperar que o diálogo resultasse em acordos concretos. Já em sua primeira declaração pública após a reunião, Lula disse, em encontro com empresários:
“Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível”.