Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista ao canal ICL Notícias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil precisa dar mais prioridade à defesa nacional e à modernização das Forças Armadas. Segundo o presidente, proteger o território e os recursos naturais é essencial para evitar vulnerabilidades diante de pressões externas.
“O Brasil não pode ficar vulnerável. Nós vamos ter que levar mais a sério isso, inclusive fortalecer a indústria da defesa, porque um país do tamanho do Brasil não pode ficar desprovido de segurança”, declarou Lula, citando que cenários internacionais recentes reforçam a necessidade de atenção à defesa.
O presidente ressaltou que a reorganização geopolítica global e o aumento de conflitos exigem que o país pense com mais seriedade na proteção de seu território e de seus recursos estratégicos, como minerais críticos e potencial energético. “Qualquer dia alguém resolve invadir a gente. Temos um cidadão no mundo que acha que é imperador, que todo dia passa um Twitter, todo dia decide uma coisa. O Brasil não pode ficar vulnerável”, disse, em referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula disse que a presença de minerais estratégicos, como terras-raras, e a riqueza energética do país tornam o Brasil um alvo de interesse internacional. Para ele, a falta de preparo poderia abrir espaço para pressões externas que comprometessem a soberania nacional.