Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (RJ) emitiu nesta terça-feira (12) um alerta para a importância da vacinação contra a meningite meningocócica, direcionada a adolescentes entre 11 e 14 anos e a grupos com alto risco, como pessoas imunossuprimidas.
Até o dia 4 de fevereiro, foram confirmados 12 casos e dois óbitos causados pela doença no estado. Entre 2017 e 2020, o número de ocorrências foi de seis casos, e no ano anterior não houve registro de infecções.
A vacina meningocócica ACWY é responsável pela imunização contra as doenças causadas pela bactéria. A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que o reforço da vacina nos adolescentes ajuda a garantir que, no futuro, eles não enfrentem formas graves da doença.
Disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante pode ser encontrado nas Clínicas da Família e postos de saúde, integrando o Calendário Nacional de Vacinação. A vacina ACWY conjugada é aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, enquanto a vacina Meningocócica C é administrada em crianças aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses.
Grupos de risco elevado, como imunossuprimidos e profissionais de microbiologia, têm acesso à vacina em Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames laboratoriais, e a notificação dos casos é obrigatória para permitir o acompanhamento pela equipe de vigilância epidemiológica do estado.