Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Sem categoria

Principais Aspectos Desvendados Sobre o COVID Após Quatro Anos De Estudo

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o COVID-19 como uma pandemia global em março de 2020, praticamente tudo sobre o novo coronavírus era uma pergunta sem resposta: como ele se propagava tão rapidamente? Quão grave seria a doença nas pessoas? A infecção única proporcionaria proteção contra casos futuros?

Ao longo dos últimos quatro anos, os cientistas têm elucidado alguns dos maiores enigmas sobre o COVID. Agora temos um entendimento mais amplo sobre sua propagação (não, manter uma distância de 2 metros não é uma garantia de proteção), por que parece afetar menos as crianças do que os adultos e quais são os fundamentos por trás dos sintomas incomuns que pode causar. Abaixo, apresentamos um panorama do que aprendemos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Neste momento, a maioria dos norte-americanos foi infectada pelo menos uma vez pelo COVID-19. Enquanto a maioria dos infectados apresentou sintomas semelhantes aos da gripe, alguns foram hospitalizados com problemas respiratórios graves, e outros permaneceram assintomáticos.

Isso pode ser explicado pela quantidade de vírus a que estão expostos, mas o papel do nosso corpo também é crucial. Indivíduos mais idosos ou com problemas de saúde tendem a manifestar sintomas mais graves, pois seus sistemas imunológicos geralmente estão enfraquecidos. Em alguns casos, o organismo pode combater o vírus antes que ele se replique o suficiente para causar sintomas ou eliminá-lo tão rapidamente que a pessoa nunca testa positivo. Há também evidências sólidas de que a vacinação reduz a gravidade da doença.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os especialistas afirmam que as pessoas que nunca foram infectadas provavelmente receberam todas as doses da vacina, estão sendo cautelosas para evitar exposição (usando máscaras e evitando multidões) ou trabalham em casa.

Os cientistas têm investigado se há algo biologicamente único nas pessoas que nunca foram infectadas pelo COVID que lhes confere imunidade contra a infecção. No entanto, até agora, a descoberta mais próxima foi identificar mutações nos antígenos leucocitários humanos (que sinalizam ao sistema imunológico que as células estão infectadas), o que pode ajudar a eliminar o vírus tão rapidamente que uma pessoa pode ser completamente assintomática.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A propagação da COVID se resume a espirros e tosse?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos primeiros dias da pandemia, acreditava-se que o COVID se comportava como um ninja, pulando de superfície em superfície. Desinfetávamos freneticamente mantimentos, lavávamos as mãos ao ritmo de nossa música favorita e tentávamos girar as maçanetas das portas com os cotovelos.

Entretanto, estudos posteriores mostraram que as superfícies contaminadas raramente eram culpadas pela propagação do vírus. É mais provável que se espalhe pelo ar que respiramos, seja através de grandes gotículas produzidas quando alguém tosse ou espirra, razão pela qual os funcionários de saúde pública recomendavam inicialmente manter uma distância de 2 metros de outras pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, pesquisas subsequentes indicaram que o vírus também pode ser transportado por aerossóis, partículas menores que podem infectar pessoas a uma distância maior.

Linsey Marr, uma engenheira ambiental no Instituto Politécnico e Universidade Estadual de Virginia (Virginia Tech), afirmou: “Essas partículas se comportam como a fumaça do cigarro: elas saem e flutuam no ar e podem permanecer à deriva por um tempo.” Marr e outros pesquisadores descobriram que partículas tão pequenas quanto 5 micra podem conter mais vírus infecciosos do que as gotículas maiores, em parte porque são geradas em locais mais profundos dos pulmões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vincent Munster, chefe da Seção de Ecologia de Vírus nos Laboratórios das Montanhas Rochosas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, afirmou que outros estudos mostraram que o vírus ainda está evoluindo para se tornar mais eficiente ao se dispersar pelo ar.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por quanto tempo duram nossas defesas?

Akiko Iwasaki, uma viróloga e imunologista da Universidade de Yale, afirmou que, em geral, uma infecção ou vacinação oferece proteção por vários meses. No entanto, a imunidade depende de fatores como idade, condições de saúde subjacentes e se o vírus sofreu mutações que ajudem a evadir nossas defesas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O que está por trás dos sintomas estranhos?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora uma resposta imune robusta seja necessária para eliminar o vírus, uma resposta disfuncional pode ser responsável por muitos dos efeitos colaterais incomuns da COVID. Por exemplo, pesquisadores descobriram que em pessoas que desenvolvem uma distorção ou perda do olfato, o vírus se prende às enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2) nas células que suportam certos nervos no nariz. Isso desencadeia uma cascata de células do sistema imunológico que liberam proteínas para combater a infecção. Nesse processo, elas podem inadvertidamente alterar a atividade genética dos nervos circundantes, afetando o sentido do olfato.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As crianças têm uma arma secreta que as protege contra a COVID?

No início da pandemia, havia receios de que as crianças, geralmente portadoras de germes, fossem facilmente infectadas e espalhassem o vírus. Também havia preocupações de que as crianças tivessem casos mais graves, pois tendem a experimentar alguns dos resultados mais graves com a gripe e o vírus sincicial respiratório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, com a COVID, as crianças parecem ter evitado em grande parte casos graves. Apenas um pequeno número foi hospitalizado ou desenvolveu doenças que ameaçam a vida, como a síndrome inflamatória multissistêmica.

Alpana Waghmare, médica especialista em doenças infecciosas no Hospital Infantil de Seattle, afirmou que agora entendemos melhor por que isso acontece: o sistema imunológico das crianças pode estar mais preparado contra a COVID porque elas são expostas com mais frequência a coronavírus benignos que causam resfriados comuns.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, alguns estudos mostraram que outro mecanismo de defesa, conhecido como imunidade inata, é mais forte em crianças e ajuda a alertar o corpo sobre patógenos externos, como o vírus que causa a COVID-19.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por que o vírus causa caos em uma pessoa por meses?

Uma teoria é que, assim como outros efeitos colaterais incomuns, os sintomas persistentes ou novas afecções que ocorrem meses após uma infecção inicial (conhecidos como COVID persistente) são parcialmente atribuídos a uma resposta imune que deu errado. Ziyad Al-Aly, chefe de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Assuntos dos Veteranos no Sistema de Saúde de São Luís, observou que pessoas com COVID persistente podem ter um sistema imunológico que reage de maneira excessivamente agressiva ou não agressiva o suficiente à infecção aguda. Alguns estudos também descobriram que o vírus pode permanecer no corpo após a conclusão da infecção inicial, desencadeando uma resposta imune contínua de baixo nível e inflamação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outras evidências indicam que o vírus pode danificar o revestimento dos vasos sanguíneos, causando coágulos minúsculos que bloqueiam a circulação para várias partes do corpo. Isso pode resultar em dores articulares persistentes, névoa mental, fadiga crônica e tonturas após se levantar subitamente.

Al-Aly ressaltou que, embora muitos dos mistérios do COVID tenham sido esclarecidos, ele teme que o público já esteja cansado do vírus (quando na verdade, disse ele, ainda não “o deixamos para trás”). Nos quatro anos desde o início da pandemia, os cientistas desvendaram alguns dos maiores mistérios sobre a COVID. Agora sabemos muito mais sobre como ela se propaga (não, manter uma distância de 2 metros não é uma proteção garantida), por que não parece afetar as crianças tanto quanto os adultos e quais são os motivos por trás dos sintomas incomuns que pode causar, desde névoa mental até os “pés COVID”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

senado pacheco

Economia

O Senado Federal tomou medidas contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu partes da lei que...

Negócios

Na terceira fase do leilão, que teve início em março, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Globo Leilões – referência no país...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até esse sábado, 27 de abril, as inscrições para o mutirão de emprego em celebração ao 1º de...

RESUMO DO DIA

  Dolar: 5,12 Euro: 5,47CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO   ✅Alerta Da OMS: Gripe Aviária H5N1 Em Leite Preocupa Autoridades CONTINUE LENDO APÓS O...

Mundo

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou nesta sexta-feira  (26)que quaisquer decisões do Tribunal Penal Internacional, que está investigando os ataques do Hamas em 7 de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

Últimas Notícias

A Polícia Militar afastou, nesta sexta-feira (26/4), os dois PMs envolvidos no episódio em que um homem negro é atingido por spray de pimenta...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

São Paulo

Um publicitário de 23 anos, Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, foi encontrado morto na UPA Vergueiro na Zona Sul de São Paulo, na...

Brasil casos dengue Brasil casos dengue

São Paulo

No último dia 29 de março, o estado de São Paulo lamentou sua primeira vítima fatal da febre amarela deste ano. Tratava-se de um...

Aneel conta de luz 2022 Aneel conta de luz 2022

Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de maio permanecerá verde, o que...

São Paulo

Na última quinta-feira (25), durante a realização da Operação Impacto, policiais rodoviários do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária, com o apoio do helicóptero Águia,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit