Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Últimas Notícias

Deficiência de vitamina D relacionada a maior risco de câncer e ao envelhecimento precoce, revela estudo britânico

Britânicos são aconselhados a tomar vitamina D durante os meses de outono e inverno – entre outubro e início de março – quando a luz solar é muito fraca para o corpo produzir a vitamina a partir dela.

A vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo, nutrientes necessários para manter ossos, dentes e músculos saudáveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Agora, cientistas sugerem que este suplemento comum pode ser capaz de retardar o processo de envelhecimento do nosso corpo – embora observem que mais estudos são necessários para confirmar isso e desenvolver tratamentos específicos.

O grupo de cientistas italianos – liderado por Carmelinda Ruggiero da Divisão de Gerontologia e Geriatria da Universidade de Perugia – conduziu uma ampla revisão sobre os benefícios do uso de suplementos de vitamina D e como isso pode afetar as características do envelhecimento no corpo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O envelhecimento é um processo complexo e multifatorial, marcado pelo declínio progressivo das funções dos órgãos, levando à fragilidade e aumento da suscetibilidade a doenças relacionadas à idade”, escreveram os pesquisadores no estudo publicado na revista Nutrients.

As alterações relacionadas à idade no corpo são conhecidas como características – elas incluem mudanças no corpo como inflamação crônica, desequilíbrio de bactérias no intestino (disbiose) e senescência celular – onde as células param de se multiplicar, mas não morrem quando deveriam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A instabilidade genômica é outra característica – trata-se de uma tendência aumentada para mutações no DNA durante a divisão celular e pode estar presente em muitos tipos de câncer.

“As características do envelhecimento são um conjunto de mecanismos biológicos interconectados que, individualmente ou sinergicamente, contribuem para danos moleculares e celulares, potencialmente iniciando e acelerando o início de doenças relacionadas à idade”, acrescentaram os pesquisadores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Revisando uma série de estudos clínicos, a equipe de pesquisa italiana sugeriu que a vitamina D poderia ter um efeito positivo em várias dessas características relacionadas à idade.

O suplemento mostra potencial para regular a estabilidade e integridade do DNA, especialmente em condições como diabetes tipo 2 e câncer, escreveram os pesquisadores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estudos revisados também sugeriram que a suplementação de vitamina D pode reduzir danos ao DNA e estresse oxidativo, oferecendo potencialmente efeitos protetores contra instabilidade genômica e senescência induzida por oncogenes.

“A vitamina D parece regular e influenciar várias características do envelhecimento por meio de vias genômicas e não genômicas”, disseram os pesquisadores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Com base nos estudos clínicos disponíveis, podemos concluir que a vitamina D pode contribuir para a estabilidade genômica”, continuaram.

Ensaios com o suplemento também mostraram melhora na imunidade em adultos mais velhos, enquanto estudos adicionais pareciam mostrar que a vitamina D pode regular a homeostase de proteínas, o que impacta na longevidade e saúde muscular.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Notavelmente, estudos clínicos apoiam o potencial da suplementação de vitamina D em impedir a disbiose, promovendo a recuperação da saúde da microbiota intestinal e fornecendo múltiplos benefícios à saúde.”

Mas eles observaram: “Apesar do interesse na suplementação de vitamina D como uma estratégia de apoio à longevidade humana e de algumas evidências sobre seu potencial em modular as características do envelhecimento, ainda estamos longe do ponto de tradução do laboratório para o leito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O conhecimento atual ainda não permite definir uma dosagem ótima potencial de vitamina D para modular as características do envelhecimento ou a idade cronológica ou funcional em que a suplementação de vitamina D pode ser útil na modulação de fatores biologicamente relacionados ao envelhecimento.

“Poderíamos especular que intervenções precoces para evitar a insuficiência de vitamina D podem ser protetoras a longo prazo, mas estudos longitudinais baseados em coortes homogêneas e terapia direcionada são necessários”, concluiu a equipe de pesquisa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pesquisas anteriores também encontraram que a vitamina D pode influenciar nossa idade biológica.

Cientistas da Charité Universitätsmedizin Berlin estudaram padrões epigenéticos em 1.600 participantes – este é o estudo de como nossos comportamentos e ambiente podem causar mudanças que afetam o funcionamento de nossos genes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Eles descobriram que pessoas com baixa vitamina D no sangue eram “biologicamente mais velhas” do que pessoas com níveis adequados.

Além disso, os cromossomos – as estruturas que organizam o DNA – pareciam mais jovens em pessoas com níveis adequados de vitamina D (30-100 ng/mL).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses resultados sugerem que a vitamina D pode ajudar a prevenir o envelhecimento acelerado.

Também foi sugerido que tomar o suplemento diariamente pode ajudar a prevenir a demência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, cientistas afirmaram que o número de mortes por câncer no Reino Unido poderia cair 15 por cento se todos tomassem um suplemento de vitamina D.

Dados reunidos de 500.000 britânicos indicaram que a deficiência está ligada a um risco aumentado de mortalidade – especialmente em relação aos cânceres de intestino, estômago, próstata e pulmão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como posso aumentar meus níveis de vitamina D?
Você pode obter uma certa quantidade de vitamina D da sua dieta, através de alimentos como:

Peixes oleosos – como salmão, sardinha, arenque e cavala
Carne vermelha
Fígado (evite fígado se estiver grávida)
Gemada
Alimentos fortificados – como algumas margarinas e cereais matinais
Recomenda-se que crianças com mais de um ano de idade e adultos tomem um suplemento com 10 microgramas de vitamina D por dia durante o outono e o inverno.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina D?
A MAIORIA das pessoas com deficiência de vitamina D não percebe nenhum sintoma.
Outros podem notar sintomas vagos que podem ser sinais de qualquer número de condições. Possíveis sintomas incluem:
Dor muscular
Dor óssea
Aumento da sensibilidade à dor
Sensação de formigamento nas mãos ou pés
Fraqueza muscular em partes do corpo perto do tronco, como os braços superiores ou coxas
Andar cambaleante, devido à fraqueza muscular nos quadris ou pernas
Histórico de ossos quebrados
Tiques musculares ou tremores
Espasmos musculares
Pernas arqueadas (quando a deficiência é grave)
Quem está em risco de deficiência?
Pessoas que não têm níveis adequados de vitamina D podem estar deficientes por qualquer um destes motivos:
Exposição insuficiente ao sol
Pigmento da pele mais escuro
Desnutrição
Insuficiência renal ou hepática, que impede o corpo de processar adequadamente a vitamina D
Certos medicamentos
Certos tipos de câncer, como linfoma
História familiar de deficiência de vitamina D ou raquitismo na infância
Fonte: Yale Medicine

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

ménage

Esportes

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, capital da França, fez uma breve homenagem ao “ménage à trois”, uma relação sexual ou afetiva...

Esportes

Nesta sexta-feira (26), a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, marcada para as 14h30, contará com um importante momento de reflexão global. O...

Lula empreiteiras Lava Jato Lula empreiteiras Lava Jato

Governo

O Governo Lula (PT) anunciou nesta sexta-feira (26) a destinação de R$ 41,7 bilhões para novas obras de infraestrutura no âmbito do Novo PAC....

Destaques

A rede ferroviária de alta velocidade da França foi atingida por uma “série de ataques incendiários coordenados” que causaram grandes interrupções em todo o...

Zico Zico

Esportes

Embaixador do Time Brasil na Olimpíada de Paris 2024 e maior ídolo da história do Flamengo, o ex-jogador de futebol Zico se pronunciou nesta...

Brasil

A Polícia Federal (PF) apreendeu um avião em Cuiabá nesta quinta-feira, contendo mais de R$ 3,4 milhões em ouro. O piloto e o copiloto...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

MACONHA - CCJ da Câmara pode votar nesta terça PEC que criminaliza posse ou porte de qualquer droga

Brasil

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) realizou na quinta-feira (26) a apreensão de quase 1 tonelada...

Últimas Notícias

Na manhã desta sexta-feira (26), passageiros do ramal Belford Roxo, no Rio de Janeiro, se depararam com uma cena inesperada: uma pistola foi encontrada...

Pessoas trabalho análogo escravidão Brasil Pessoas trabalho análogo escravidão Brasil

Brasil

A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Polícia Rodoviária Federal...

Datena PSDB Datena PSDB

São Paulo

Em uma decisão tomada na véspera da convenção do PSDB em São Paulo, o colegiado nacional da federação do partido com o Cidadania aprovou,...

Brasil

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, reviveu o hipotético duelo contra Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ao propor mais uma vez um enfrentamento...

Brasil

o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO nesta sexta-feira (26). A decisão, anunciada durante a...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit