Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras no Natal de 2021, com potencial para injetar aproximadamente R$ 68,4 bilhões na economia brasileira.
A estimativa é de pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
A expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem este ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia. Entre aqueles que não pretendem comprar presentes no Natal, a principal justificativa é a falta de dinheiro (26%), não gostar ou não ter o costume (19%), seguido pelos que estão desempregados (16%).
Segundo a pesquisa, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes em média para algum familiar ou amigo no Natal, e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. Metade (49%) daqueles que vão comprar presentes deseja gastar até R$ 150 por presente.
Entre os itens mais comprados, 61% afirmam que pretendem comprar roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios.
De acordo com o levantamento, 40% dos consumidores que presentearam no Natal de 2020 pretendem comprar este ano a mesma quantidade de presentes adquiridos no ano passado, enquanto 28% pretendem comprar mais presentes e 22% menos.
Entre os entrevistados, 33% pretendem gastar menos nas compras de presentes este ano, 31% pretendem gastar mais e 27% gastar a mesma quantia. Entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 22% estão com o orçamento apertado e 18% citam incertezas em relação à economia brasileira para o próximo ano.