Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Cazaquistão prende ex-chefe de segurança por traição

O ex-chefe da agência de inteligência doméstica do Cazaquistão foi preso sob suspeita de  traição, depois de ter sido demitido em meio a protestos violentos.

O Comitê de Segurança Nacional, ou KNB, disse em um comunicado neste sábado (8) que seu ex-chefe Karim Masimov – um aliado próximo do presidente fundador do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev – foi preso na quinta-feira após lançar uma investigação sobre acusações de alta traição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em 6 de janeiro deste ano, o Comitê de Segurança Nacional lançou uma investigação pré-julgamento sobre alta traição”, disse o órgão. “No mesmo dia, por suspeita de cometer este crime, o ex-presidente do KNB KK Masimov foi preso e colocado em um centro de detenção temporário, junto com outros.”

Não foram dados detalhes sobre o que Masimov, duas vezes ex-primeiro-ministro, teria feito para constituir uma tentativa de derrubada do governo. O KNB, um sucessor do KGB da era soviética, é responsável pela contra-espionagem, o serviço de guardas de fronteira e atividades antiterror.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ben Goodwin, chefe de análise da Prism Political Risk Management, descreveu Masimov como “o cardeal cinza do regime de Nursultan Nazarbayev”.

“O anúncio público da prisão de Masimov sugere que [o presidente Kassym-Jomart] Tokayev está agindo com extrema ousadia – de uma forma que a maioria das pessoas não esperava – para desmantelar os remanescentes do poderoso agrupamento de Nazarbayev”, disse Goodwin à agência de notícias Al Jazeera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Sua prisão é um sinal de que não só houve demissões como resultado desses protestos, mas também de que os aliados e a família de Nursultan Nazarbayev também estão sendo retirados do poder”.

As autoridades dizem que as forças de segurança mataram 26 manifestantes nos protestos desta semana e 18 policiais morreram. Mais de 4.400 pessoas foram presas, disse o Ministério de Assuntos Internos no sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Prédios públicos em todo o Cazaquistão foram saqueados e incendiados na pior violência vivida pela ex-república soviética em 30 anos de independência. A Rússia enviou tropas para ajudar a conter os protestos .

As forças de segurança parecem ter retomado as ruas da principal cidade do Cazaquistão, Almaty, na sexta-feira, após dias de violência. O russo Tokayev disse que ordenou que suas tropas “ atirassem para matar ” para conter um levante em todo o país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Algumas empresas e postos de gasolina começaram a reabrir neste sábado na cidade de cerca de dois milhões de habitantes, enquanto as forças de segurança patrulhavam as ruas. Tiros ocasionais ainda podiam ser ouvidos em torno da praça principal da cidade.

O vice-prefeito da cidade foi citado pela agência de notícias russa RIA, dizendo que as operações para purgar a cidade de “terroristas e grupos de bandidos” ainda estavam em andamento e os cidadãos foram aconselhados a ficar em casa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Tokayev disse ao presidente russo, Vladimir Putin, em um “longo” telefonema que a situação no país estava se estabilizando, disse o Kremlin neste sábado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ao mesmo tempo, persistem focos de ataques terroristas. Portanto, a luta contra o terrorismo continuará com total determinação ”, disse o gabinete de Tokayev, citando-o.

Ele disse que Putin apoiou uma proposta de Tokayev na convocação para convocar uma videoconferência de líderes da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), sob cujo guarda-chuva a Rússia e quatro outras ex-repúblicas soviéticas enviaram tropas ao Cazaquistão para ajudar a restaurar a ordem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Parte da força está protegendo as instalações do governo em Nur-Sultan, o que “tornou possível liberar parte das forças das agências de aplicação da lei do Cazaquistão e transferi-las para Almaty para participar da operação antiterrorista”, disse um comunicado do escritório de Tokayev .

Washington questionou a justificativa para o envio de tropas russas ao Cazaquistão e questionou se o que foi classificado como uma missão de dias ou semanas poderia se transformar em uma presença muito mais longa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Uma lição da história recente é que, uma vez que os russos estão em sua casa, às vezes é muito difícil fazer com que eles saiam”, disse o secretário de Estado, Antony Blinken, na sexta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

frio brasil chuva

Brasil

O Brasil se prepara para receber a primeira onda de frio do ano, de acordo com a previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo....

André Pedroni Motorista André Pedroni Motorista

São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (22), o condutor do carro de luxo envolvido no atropelamento de um motociclista em Barueri, na Grande São Paulo, compareceu...

Brasil

Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa gaúcha, irá acentuar o contraste térmico entre...

Brasil

A denúncia apresentada pelo Ministério Público à Justiça sobre o sequestro da advogada Anic Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, em Petrópolis, revela um...

Vídeos

Em um desabafo emocionado nas redes sociais na última segunda-feira (20), Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, acusou o jornalista Leo Dias de...

estudantes apanham na alesp estudantes apanham na alesp

São Paulo

Seis estudantes que se envolveram em tumulto na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante protesto contra o projeto de lei sobre a implementação...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Rio Grande do Sul

Brasil

As adversidades causadas por temporais e enchentes no Rio Grande do Sul desde 29 de abril resultaram em um total de 162 mortes, conforme...

Brasil

O casal da campanha AME Jonatas, Aline e Renato Openkoski, foi preso nesta quarta-feira (22) em Joinville, Santa Catarina, após condenação. Os réus foram...

Brasil

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que permite a implementação de escolas cívico-militares nas redes...

Prisao Prisao

Brasil

Uma mulher de 27 anos foi detida em flagrante na terça-feira (22) pela Polícia Civil local sob acusação de assassinar sua própria filha, uma...

vereadora Tainá de Paula vereadora Tainá de Paula

Brasil

Na noite de terça-feira (21), a vereadora Tainá de Paula (PT) passou por um momento de tensão ao ser alvo de uma tentativa de...

Brasil

No final da tarde desta quarta-feira (22), os moradores de Pelotas, no Sul do RS, foram surpreendidos por um forte temporal que resultou em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit