Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil (PCERJ) resultou na prisão de cinco integrantes de uma quadrilha de estelionatários, nesta sexta-feira (21). A operação, batizada de “Pseudônimo”, mirou um grupo especializado em aplicar o golpe do “empréstimo consignado”, principalmente contra idosos.
De acordo com as investigações, o grupo, liderado pelo policial militar Gustavo de Oliveira Piau, atuava em diversos municípios do estado, como Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Os criminosos se utilizavam de diferentes escritórios para enganar suas vítimas, prometendo empréstimos consignados com taxas vantajosas.
Ao longo de um ano, a quadrilha conseguiu aplicar o golpe em pelo menos 17 pessoas, causando um prejuízo total de aproximadamente R$ 640 mil. As vítimas, após verificarem seus extratos bancários, perceberam que haviam sido enganadas e denunciaram o caso às autoridades.
Na manhã desta sexta-feira, a Operação Pseudônimo supostamente cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão contra sete suspeitos de associação criminosa. Além de Gustavo de Oliveira Piau, foram presos João Vitor Romão de Oliveira Piau, Kate Suelen Lemos de Assis, Cristiane Silva de Brito e Tamires da Silva Pinho. Outros dois suspeitos, Marcus Vinícius Oliveira de Abreu e Samuel da Cruz Atanazio, ainda estão foragidos.