Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (22), a nova direção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) toma posse. O ministro Herman Benjamin será o novo presidente da Corte, enquanto o ministro Luis Felipe Salomão assume o cargo de vice-presidente. Além de liderarem o STJ, eles também estarão à frente do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Eleitos em 23 de abril, Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão conduzirão o STJ durante o biênio 2024-2026, sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, que presidiu a Corte nos últimos dois anos.
Herman Benjamin é um renomado jurista nas áreas de direito ambiental e direito do consumidor. Natural da Paraíba, formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve o mestrado em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutorou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com uma carreira jurídica de 24 anos no Ministério Público de São Paulo (MPSP), é também autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos. Desde 1995, é professor visitante na Faculdade de Direito da Universidade do Texas, tendo também lecionado na Faculdade de Direito de Illinois e na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. É fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental.
O ministro Luis Felipe Salomão é o atual corregedor nacional de Justiça e tem desempenhado um papel significativo na formação da jurisprudência do STJ, onde atua há 15 anos, especialmente em direito privado. Presidiu a comissão de juristas do Senado que propôs a legislação para ampliar a arbitragem e criar a mediação no Brasil, além da comissão responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil, recentemente concluído.