Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
No final da tarde desta quarta-feira (22), os moradores de Pelotas, no Sul do RS, foram surpreendidos por um forte temporal que resultou em queda de granizo em vários bairros da cidade. Imagens registradas por residentes mostram as pedras de gelo em diferentes localidades do município. (Vídeo no final da matéria).
A chuva já era esperada ao longo do dia na região, porém, a ocorrência de granizo localizado pegou muitos de surpresa, conforme alertado por meteorologistas como Josélia Pegorim, da Climatempo. Segundo ela, as pedras de gelo são formadas nas partes mais altas das nuvens, caracterizando a intensidade do fenômeno.
Além dos impactos visíveis nas ruas e nas residências, a instabilidade climática também pode influenciar no nível da Lagoa dos Patos. De acordo com a Prefeitura de Pelotas, às 18h, a medição apontava 2,48 metros, registrando uma redução em relação ao início do dia, quando estava em 2,52 metros.
Em São Lourenço do Sul, outra cidade da região afetada, o nível da lagoa também apresentou queda, marcando 2,53 metros – seis centímetros a menos do que no começo do dia.
A situação meteorológica preocupante se soma aos danos já causados pelos temporais anteriores. Segundo a Defesa Civil do estado, o número de mortes relacionadas aos temporais e cheias chegou a 162, com 75 pessoas ainda desaparecidas, conforme boletim divulgado às 18h desta quarta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando para a previsão de mais temporais entre quarta e quinta-feira (23) em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Os municípios afetados estão nas áreas Sudoeste, Centro, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre, com a previsão classificada como “laranja”, indicando perigo de tempestade.
O alerta do Inmet abrange possíveis chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo. Além disso, há alerta para possíveis cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos, recomendando que a população tome medidas preventivas diante do cenário climático adverso.