Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A União Conservadora Americana (ACU) e os Jovens Americanos pela Liberdade (YAF), em parceria com o Instituto Legal Conservador, realizarão neste sábado (6) o primeiro dia da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC), considerada o maior e mais influente fórum de conservadores e ultraliberais do mundo. O evento acontece no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC), e os ingressos do primeiro lote custam R$ 249. A conferência vai até domingo (7) e contará com a presença destacada do presidente argentino, Javier Milei, e do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Líderes de Direita Reunidos
O presidente argentino, Javier Milei, e o ex-mandatário brasileiro Jair Bolsonaro lideram o encontro que reúne alguns dos principais nomes da direita latino-americana. Ambos são os principais oradores da quinta reunião do capítulo latino-americano da CPAC.
Abertura do Evento
Jair Bolsonaro abriu o evento na manhã de sábado com um breve discurso e a entoação do hino nacional brasileiro. “A direita, que está unida, sairá ainda mais forte depois deste evento”, declarou Bolsonaro, seguido por uma breve fala de sua esposa, Michelle Bolsonaro. Ambos foram ovacionados pelo público presente.
Participações Notáveis
Joseph M. Humire, especialista em segurança global, falou sobre os perigos representados pela China para a segurança regional e a necessidade de aumentar a vigilância dos governos. Também abordou o papel da Rússia e suas tentativas de estabelecer alianças com países latino-americanos.
Segundo a Presidência Argentina, Milei chegará ao Brasil na noite de sábado e deve fazer sua intervenção no evento no domingo. Outros nomes importantes da direita latino-americana, como José Antonio Kast, do Chile, e Gustavo Villatoro, ministro de Justiça e Segurança Pública de El Salvador, também estão confirmados.
Polêmica e Reuniões
A decisão de Milei de participar do evento gerou polêmica, pois o presidente argentino não comparecerá à Cúpula do Mercosul, marcada para segunda-feira em Assunção. Representantes do governo brasileiro questionaram as prioridades de Milei, que dedicou sua primeira viagem ao Brasil a uma visita privada para encontrar Bolsonaro.
O porta-voz presidencial argentino, Manuel Adorni, negou que Milei tenha uma reunião marcada com Bolsonaro, mas o encontro é esperado em um jantar privado oferecido pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Relações Tensas
As relações entre Milei e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva são inexistentes, desde que Lula apoiou o candidato peronista Sergio Massa nas eleições argentinas, e Milei respondeu chamando Lula de “corrupto” e “comunista”. Na semana passada, Lula afirmou que espera que Milei peça desculpas, mas Milei respondeu que não pode se desculpar por dizer a verdade.
Lista de Participantes
- Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República
- Javier Milei, presidente da Argentina
- Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina
- Magno Malta (PL-ES), senador
- Ricardo Salles (PL-SP), deputado e ex-ministro do Meio Ambiente
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado
- Caroline de Toni (PL-SC), deputada
- Coronel Zucco (PL-RS), deputado
- Gustavo Gayer (PL-GO), deputado
- Mário Frias (PL-SP), deputado
- Filipe Barros (PL-PR), deputado
- Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado
- Julia Zanatta (PL-SC), deputada
- Luiz Philippe de Orleans Bragança (PL-SP), deputado
- Lucas Bove (PL-SP), deputado estadual
- Ana Campagnolo (PL-SC), deputada estadual
- Bruno Engler (PL-MG), deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte
- Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo
- Fabrício Oliveira (PL-SC), prefeito de Balneário Camboriú
- José Antonio Kast, líder do Partido Republicano do Chile
- Eduardo Verástegui, ator e modelo mexicano