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O publicitário Washington Olivetto faleceu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Reconhecido mundialmente como um dos maiores nomes da publicidade, Olivetto deixou um legado de campanhas icônicas que moldaram o imaginário popular brasileiro por décadas.
Durante sua carreira, Washington Olivetto foi responsável por criar uma série de propagandas memoráveis, entre elas os famosos comerciais da Bombril, que se tornaram sinônimo de criatividade e inovação no setor. As campanhas, protagonizadas pelo ator Carlos Moreno, conhecido como o “Garoto Bombril”, ajudaram a consolidar marcas como o amaciante Mon Bijou e o detergente Pinho Bril na mente dos consumidores.
Com mais de 50 Leões conquistados no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, Olivetto se destacou como um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Ele também é lembrado como o único latino-americano a receber um Clio em 2001, um dos mais prestigiosos prêmios da indústria publicitária.
Entre suas obras mais marcantes, destacam-se dois comerciais que se tornaram clássicos. O primeiro, “Primeiro Sutiã”, criado em 1987 para a marca de lingerie Valisère, retrata a jornada de uma adolescente que ganha seu primeiro sutiã, simbolizando a transição para a vida adulta e o aumento da confiança. O segundo, intitulado “Hitler”, foi desenvolvido em 1989 para a Folha de S. Paulo, onde o narrador revela, de forma impactante, as consequências das mentiras que podem ser contadas a partir de verdades distorcidas, apresentando a figura de Adolf Hitler de maneira provocativa.
Além de sua trajetória publicitária, Olivetto também era um fervoroso torcedor do Corinthians, paixão que herdou de seu tio Armando. Ele atuou como vice-presidente de marketing do clube e foi um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana nos anos 1980. Seus livros, “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”, co-autorado com Nirlando Beirão.