Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil da Bahia deflagrou a “Operação Erva Afetiva” e identificou a influenciadora digital Melissa Said, que se autodenomina “ervoafetiva” e é embaixadora do grupo “Bem Bolado Brasil”, como a principal articuladora de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Com mais de 320 mil seguidores em uma rede social, Melissa está com um mandado de prisão em aberto e é considerada foragida.
As investigações, iniciadas em 2024, indicam que a influenciadora usava seu alcance digital para fazer apologia ao uso de entorpecentes, incentivar o transporte e o consumo de drogas, e até orientar seguidores sobre como despistar a polícia durante viagens. Em uma ocasião, em período natalino, ela chegou a distribuir “kits” com cigarros de maconha nas ruas em um ato de autopromoção, segundo a Polícia Civil.
As apurações apontam que Melissa Said comercializava maconha, comprando a droga e repassando-a a seguidores através de contatos em redes sociais. Fornecedores da Bahia e de São Paulo foram identificados.
A influenciadora já havia sido conduzida à polícia anteriormente após ser flagrada com uma porção de droga no aeroporto de Salvador.
A operação resultou na prisão de outras três pessoas ligadas ao esquema. Dois indivíduos com mandados de prisão em aberto foram capturados nesta quarta-feira (22) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Em São Paulo, durante o cumprimento de um dos dez mandados de busca e apreensão, uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Com ela, a polícia apreendeu:
- 1,4 kg de maconha tipo “skank”;
- 270 gramas de haxixe;
- Porções de maconha comum;
- Balanças de precisão e embalagens plásticas;
- Celulares e cartões;
- Dois veículos com indícios de uso na atividade criminosa.
O diretor do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Ernandes Júnior, informou que buscas em três endereços relacionados à influenciadora resultaram na apreensão de pequenas porções de drogas e um celular, que será periciado.
“As diligências continuam para identificar possíveis outros envolvidos. Por meio de oitivas, diligências e trabalho de inteligência, a operação continua para localizar a foragida e esclarecer todas as circunstâncias e responsabilidades”, afirmou o delegado Ernandes Júnior.