Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Brasil

Frota menor e funcionários afastados deixam transporte público lotado em SP

Com a redução da frota em circulação de ônibus, trens e Metrô de São Paulo, mesmo durante a fase emergencial no estado para conter a propagação da Covid, passageiros continuam aglomerados, em pé, sem qualquer distanciamento social no transporte público na capital paulista.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), antes da pandemia, 3,3 milhões de passageiros eram transportados nos ônibus ao dia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hoje, segundo o SPUrbanuss, o número é de 1,9 milhão, cerca de 60% da demanda.

No horário de pico da manhã, a Record TV flagrou dezenas de coletivos parados em garagens das zonas norte e sul da cidade de São Paulo nesta quinta-feira (08) enquanto os passageiros sofriam com a superlotação dos ônibus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente da SPUrbanuss, Francisco Christovam, contestou: “Terminada a operação Bota fora, ainda ficam ônibus nas garagens, os que precisam de manutenção, os reservas e os que não têm condições de circular por falta de motorista ou cobrador. Mas as empresas não estão retendo  veículos na garagem até porque elas não são remuneradas por passageiro transportado e sim por planilha de custos. Quanto mais ônibus em circulação, maior a receita”.

Ele reconhece ao jornal que, por causa da pandemia, aumentaram os afastamentos por problemas de saúde: “Temos recebido, em média, 150 atestados médicos por mês, por empresa. Somos vítimas e não responsáveis pelas aglomerações. O problema não é a oferta de ônibus, mas a concentração de passageiros em determinados horários”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O diretor Altino Prazeres, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, afirma que nunca a frota do Metrô será de 100% porque faltam funcionários para operação e manutenção das composições. “Em um dia, temos 15 trens com problemas. Antes da pandemia, havia 41 trens na linha 1-Azul do Metrô, por exemplo, hoje são 37 no pico da manhã e 35 à tarde. Pode parecer uma redução pequena, mas o impacto é grande. Não tem o que fazer porque faltam funcionários na operação e na manutenção, além da grande quantidade de usuários no sistema para a quantidade de trens”.

A pandemia trouxe muitos afastamentos de profissionais da categoria seja pela infecção pelo Covid ou até pela idade e comorbidades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, são pelo menos 22 óbitos por Covid-19, entre 8.800 trabalhadores, e 1.146 afastamentos. Foram 392 casos confirmados d doença no Metrô Estatal e outros 269 nas linhas privatizadas.

Desde o início da pandemia até março deste ano, um levantamento do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores de Ônibus de São Paulo indica que foram registrados 2 mil casos suspeitos de Covid, 1.373 confirmados e 131 óbitos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Devido ao aumento de casos, o setor de transportes negocia com o governo a inclusão da categoria entre os grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. Caso isso não ocorra, uma greve sanitária está sendo articulada para o próximo dia 20. 

Diariamente, imagens de aglomeração são flagradas em estações como Brás e Luz, que conectam os diferentes modais de transporte. Nas redes sociais, passageiros reclamam do desrespeito ao distanciamento social em ônibus e vagões e mostram filas para embarque nos horários de pico. Uma mulher até ironiza: “Sem aglomeração, sem aglomeração” ao mostrar as filas formadas no acesso ao Monotrilho na estação Vila Prudente, na zona leste.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para evitar a sobrecarga do transporte, foi anunciado o escalonamento no horário de entrada de funcionários dos serviços considerados essenciais. Ainda assim, a estratégia não surtiu o efeito esperado.

Apesar de só serviços essenciais poderem funcionar e com horário reduzido, flagrantes de aglomeração são comuns no transporte público, até mesmo durante o megaferiado na cidade de São Paulo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), o número de passageiros transportados caiu 27,6% entre 26 de março e 4 de abril na comparação com os dez dias anteriores, chegando a 9,7 milhões. Ainda de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, entre 16 e 25 de março, os ônibus municipais tiveram uma demanda de 13,4 milhões.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que “no momento, a frota de ônibus está mantida em 93,3% nos bairros mais afastados do centro e em 88% em toda a cidade, para uma demanda de menos da metade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A pasta diz que a demanda de passageiros caiu de 61% na semana anterior ao retorno da fase vermelha para uma média de 39% durante os feriados antecipados. Nesta terça-feira (6), a demanda foi de 46% em relação a um dia útil antes da pandemia.

A SPTrans destacou que adotou uma série de medidas preventivas em relação à covid-19, como reforço na higienização dos veículos, terminais e garagens, autorizou as empresas a isolarem motoristas com cortina em “L”, além do uso obrigatório de máscaras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou, também em nota, que está com a “Operação Monitorada” desde o início da pandemia e garantiu que não há alteração da frota ou de horário na fase emergencial. “A oferta é de 100% da frota, principalmente em horários de pico, mesmo com a queda expressiva no número de passageiros”, escreveu.

O secretário Alexandre Baldy defendeu o escalonamento obrigatório de entrada e saída de trabalhadores em atividades essenciais como forma de se evitar a concentração de passageiros nos horários de pico, entre 5h30 e 7h30 e das 17hs às 19h30. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De Gazeta Brasil, com informações de R7

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

Celebridades

A supermodelo internacional Gisele Bündchen foi detida pela polícia na quarta-feira (24) em Surfside, Flórida, enquanto dirigia seu Mercedes G Wagon cinza. O momento,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

preso carro dos correios

Últimas Notícias

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (23) após roubar um carro dos Correios no bairro Nova...

Últimas Notícias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a solicitar à Polícia Federal (PF) uma investigação mais profunda sobre os persistentes...

Últimas Notícias

Uma advogada de 34 anos, natural de Mato Grosso do Sul, foi presa em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira...

Brasil

O Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Brasil integrou o Time Azul no Locked Shields 2024 (LS 24), realizado entre 22 e 26 de...

Últimas Notícias

Um acidente de trânsito entre um ônibus articulado e um carro deixou cinco pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (25), na Avenida Paulista, no...

Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cancelou simultaneamente 76 multas emitidas à Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de ônibus do país....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit